Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX testa seis motores em protótipo do booster Super Heavy

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Setembro de 2022 às 10h21

Link copiado!

Elon Musk/SpaceX
Elon Musk/SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX testou sete motores Raptor do protótipo B7, do propulsor Super Heavy. O procedimento representou a maior quantidade de motores Raptor já acionados ao mesmo tempo, durante um único teste, e ocorreu em preparação para o primeiro teste de voo orbital do sistema Starship.

Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX, afirmou em um tuíte após o teste que as câmaras de pressão dos sete motores “pareciam boas”. “Agora, o Booster 7 volta para a baía alta para atualizações de robustez, e o Booster 8 irá para a plataforma para testes”, acrescentou ele em outra publicação, adiantando também um pouco do que esperar dos próximos testes.

Continua após a publicidade

Segundo Musk, o próximo grande teste realizado pela empresa será um “ensaio molhado de montagem completa”, em que a nave Starship será instalada sobre o propulsor Super Heavy. Nesta configuração, ambos formam um foguete reutilizável de 120 m de altura, considerado o mais alto do mundo. Depois, a empresa espera realizar um teste com todos os 33 motores Raptor do Super Heavy.

Este novo teste de ignição estática (quando os motores são acionados, mas o veículo segue no chão) mais recente ocorreu com mais motores do que a quantidade usada em tetes recentes: em agosto, a SpaceX testou um motor Raptor do Super Heavy e, depois, divulgou um vídeo do teste de dois motores do protótipo SN24, da nave Starship.

Estes procedimentos fazem parte da preparação para o teste de voo orbital do Starship. Durante o teste, o propulsor B7 deverá impulsionar o SN24 à órbita terrestre, retornando para pousar no Golfo do México. Já a nave deverá seguir viagem para dar uma volta ao redor da Terra e, ao fim, pousará no litoral do Havaí.

Continua após a publicidade

Fonte: Elon Musk (Twitter)