Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Starship que fará demonstração de pouso na Lua será "esqueleto" da versão final

Por| Editado por Rafael Rigues | 24 de Agosto de 2022 às 15h30

Link copiado!

viledevil/Envato
viledevil/Envato

Lisa Watson-Morgan, gerente do programa de Sistemas de Pousos Tripulados (HLS) na NASA, afirmou que a versão da Starship, da SpaceX, que pousará na Lua durante um teste de voo não tripulado pode não ser a versão final que transportará astronautas na missão Artemis III, mas sim um “esqueleto” dela. A fala veio no evento Lunar Exploration Analysis Group (LEAG), realizado nesta terça-feira (23).

Ela explicou que esta missão de demonstração terá o objetivo de realizar um pouso seguro em nosso satélite natural. “A demonstração não-tripulada não está planejada para, necessariamente, ter a mesmo Starship que você verá em uma missão tripulada; será um esqueleto porque ela só tem que pousar, não precisa decolar”, explicou.

Continua após a publicidade

Morgan destacou que, claro, se possível sua equipe gostaria de ver o sistema decolando da Lua, mas os requisitos são voltados para o pouso propriamente dito. Eles planejam aproveitar a demonstração de pouso não tripulado para estudos científicos, e vão incorporar sensores, instrumentos de imagem e uma possível carga útil ainda não definida à Starship. Além disso, eles querem também maximizar a performance do sistema durante os pousos lunares, principalmente no que diz respeito ao transporte de grandes cargas úteis.

O tal pouso não tripulado será um teste de grande importância antes da missão Artemis III — esta, sim, com astronautas a bordo do veículo. Segundo Watson-Morgan, o pouso não tripulado deverá acontecer no polo sul da Lua, mas ainda não há informações sobre o local de pouso escolhido e nem se ele fará parte de alguma das 13 regiões anunciadas pela NASA para a Artemis III.

A SpaceX está participando do processo de seleção do local de pouso da Artemis III para garantir que as regiões candidatas são compatíveis com o Starship; a NASA, por sua vez, está levando seus profissionais para visitar as instalações da empresa para realizar análises e testes — isso inclui o elevador do Starship, necessário para levar a tripulação da cabine à superfície.

Fonte: SpaceNews