Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX quer finalizar fase de testes beta da internet Starlink em outubro

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Setembro de 2021 às 17h00

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Desde 2019, a SpaceX vem lançando satélites para a megaconstelação Starlink, criada para oferecer internet de alta velocidade e baixa latência a usuários a todo o mundo. Atualmente, o serviço funciona em um programa de testes beta, mas, de acordo com um tuíte de Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX, essa etapa pode estar chegando ao fim.

Em uma publicação feita na rede social na última sexta-feira (17), um usuário perguntou quanto o serviço sairia da fase beta, e Musk respondeu que isso acontecerá "no mês que vem", o que sugere que a fase seria encerrada em outubro. Essa data ocorre dois meses depois de um possível encerramento em agosto, prazo proposto por Musk durante um evento realizado em junho.

Continua após a publicidade

Isso sugere que, pelo menos em teoria, o serviço pode chegar mais rapidamente a outros países sem levar consigo o estigma de testes — durante o programa, o serviço era disponibilizado somente para usuários convidados, mas posteriormente foi liberado para mais clientes que tinham que desembolsar US$ 99 para fazer um pedido de uso da rede.

Além disso, se o prazo se cumprir, o lançamento oficial do serviço irá acontecer após a SpaceX anunciar que enviou mais de 100.000 terminais aos seus clientes em kits que incluem antena e roteador. Ao deixar de ser considerada uma rede de testes, mais países podem ter acesso à conexão e o número de terminais enviados aos usuários deverá aumentar. A expectativa da SpaceX é chegar a 500.000 usuários em 12 meses.

Até o momento, a SpaceX já lançou mais de 1.700 satélites Starlink à órbita, e espera chegar a até 42.000 unidades para oferecer cobertura a todo o mundo. Para utilizá-la, os interessados devem adquirir o kit do terminal e pagar uma taxa mensal de US$ 99.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge, Engadget, Business Insider