Elon Musk diz que Starship pode voar para a órbita já em novembro deste ano

Elon Musk diz que Starship pode voar para a órbita já em novembro deste ano

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 22 de Outubro de 2021 às 17h25
Reprodução/SpaceX

Nesta quinta-feira (21), a SpaceX realizou o primeiro teste de ignição estática do protótipo SN20, do veículo Starship. O procedimento foi realizado em preparação para o teste de voo orbital que, apesar de não ter data para acontecer, pode estar próximo. Em um tuíte publicado nesta sexta (22), Elon Musk, fundador da SpaceX, sugeriu que o primeiro lançamento orbital do protótipo pode acontecer no mês que vem. 

O comentário de Musk veio como uma resposta a outro tuíte, que reuniu imagens do protótipo SN20 e do propulsor Super Heavy. Em sua publicação, ele mencionou o processo regulatório em andamento realizado pela Federal Aviation Administration (FAA), a agência que regula voos nos Estados Unidos, sendo também a responsável por autorizar a SpaceX a realizar voos orbitais. Assim, a aprovação da FAA para isso segue pendente. 

O teste de voo mencionado por Musk será a primeira vez em que o Starship será lançado à órbita terrestre, como uma forma de demonstrar as capacidades de lançamento e reentrada, e não deverá incluir os sistemas de pouso e recuperação. Durante o teste, o Starship será lançado sem tripulação para dar uma volta ao redor da Terra e, depois, retornará para uma amerissagem controlada no Oceano Pacífico. Só que, para conceder a aprovação que a SpaceX precisa para lançar o Starship e o booster Super Heavy, a FAA está conduzindo outros processos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Um deles é uma análise ambiental realizada nas instalações da empresa, no Texas. Uma versão preliminar do relatório da análise foi publicada em setembro e, depois, ficou aberta a receber comentários públicos e sugestões, que podem ser enviados por e-mail até o dia 1º. Até o momento, os comentários foram variados: parte deu apoio aos planos de lançamentos da SpaceX no Texas, e outros ressaltaram a preocupação com os impactos ambientais causados por lançamentos do tipo.  

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.