Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX mostra como são seus novos trajes espaciais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Maio de 2024 às 15h28

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX deu alguns “spoilers” dos novos trajes espaciais para atividades extraveiculares (ou EVAs, na sigla em inglês). Eles vão ser usados primeiro pelos membros da missão Polaris Dawn, que vão se tornar os primeiros turistas espaciais a fazer uma caminhada espacial privada.

Como de costume, o capacete dos trajes tem um visor, bem como componentes feitos por impressão 3D. O capacete conta também com uma câmera e um display, que vai ajudar os tripulantes a acompanhar a pressão, temperatura e umidade do traje com mais facilidade.

Os novos trajes de EVA lembram aqueles que os astronautas usam na chamada atividade intraveicular, ou seja, durante os lançamentos espaciais e pousos. Já o novo traje de EVA tem melhorias no material e nas articulações, que prometem maior mobilidade aos turistas espaciais. 

Continua após a publicidade

A SpaceX publicou um vídeo que mostra uma pessoa vestindo o traje. A animação mostra que os novos trajes oferecem maior liberdade de movimentos nos ombros, e que conta também com zíperes em espiral, que devem tornar mais fácil a tarefa de vesti-los e tirá-los.

Confira:

Além disso, eles são bem mais finos que aqueles usados pelos astronautas em caminhadas espaciais fora da Estação Espacial Internacional — mas sem abrir mão da proteção necessária contra o ambiente que os membros da Polaris Dawn vão encontrar fora da espaçonave.

É interessante destacar que os trajes têm tecnologias usadas em outros produtos da SpaceX. "Há um material térmico que acabamos usando na bota, que foi desenvolvido na verdade para o [foguete] Falcon e a [nave] Dragon, e é usado no estágio intermediário do Falcon e no ‘bagageiro’ da Dragon”, disse Chris Drake, gerente da equipe de trajes espaciais na SpaceX.

Ainda é preciso esperar um pouco até vermos os membros da Polaris Dawn vestindo os trajes. Após adiamentos, a missão deve ser lançada durante o verão no hemisfério norte (entre junho e setembro), levando o bilionário Jared Isaacman, o ex-tenente Scott "Kidd" Poteet e as engenheiras de operações Sarah Gillis e Anna Menon. 

Durante os cinco dias de missão, eles devem executar até 40 experimentos. A renda obtida vai ser destinada ao hospital Sr. Jude’s, instituição especializada em pesquisas em câncer pediátrico.

Fonte: SpaceX