Publicidade

SpaceX lança satélites Starlink e já tem mais de 4 mil em órbita

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Maio de 2023 às 13h49

Link copiado!

SpaceX/YouTube
SpaceX/YouTube
Tudo sobre SpaceX

Mais de 50 satélites Starlink foram lançados pela SpaceX durante a madrugada de quinta-feira (4). Os novos satélites foram levados ao espaço um foguete Falcon 9, lançado da plataforma 40 da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida.

O foguete Falcon 9 deixou a plataforma às 4h31, no horário de Brasília. Cerca de oito minutos após deixar o solo, o primeiro estágio do veículo retornou e desceu à plataforma de pouso A Shortfall of Gravitas, já posicionada no litoral da Flórida.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o estágio superior do foguete seguiu a viagem ao espaço. Já às 5h36, a SpaceX confirmou que todos os 56 satélites foram liberados. Após a separação do foguete, os novos satélites vão abrir seus painéis solares e seguir às órbitas operacionais, a 530 km de altitude.

Agora, a SpaceX chegou à marca de 4.340 satélites Starlink já lançados ao espaço. Vale lembrar que nem todos estão funcionando, já que parte deles reentrou na atmosfera e foi queimada devido a problemas técnicos ou fim de sua vida útil. Segundo Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, a empresa conta com 4.023 satélites em órbita no momento.

A empresa tem autorização para lançar e operar cerca de 4.400 satélites Starlink da primeira geração, que está próxima de ser concluída; já os da segunda geração prometem melhorar o serviço de internet oferecido, levando a conectividade para regiões em latitudes mais baixas. Os primeiros satélites deste novo grupo foram lançados em fevereiro.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Após esta missão, o propulsor usado soma agora sete lançamentos e pousos em seu histórico. Ainda, o lançamento marcou a 29º missão orbital lançada pela SpaceX neste ano, sendo ainda a 27º com um foguete Falcon 9 da empresa; os outros dois lançamentos foram realizados com foguetes Falcon Heavy.

Abaixo, você confere a reprise do lançamento:

Fonte: Jonathan McDowell