Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX lança seus primeiros satélites Starlink "mini" da 2º geração

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Fevereiro de 2023 às 16h11

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

Nesta segunda-feira (27), a SpaceX lançou ao espaço a primeira leva dos chamados satélites Starlink “V2 mini”, pertencentes a uma versão intermediária da nova geração de satélites de internet da empresa. O lançamento dos 21 novos equipamentos foi realizado por um foguete Falcon 9, que deixou a plataforma da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida, às 20h13, no horário de Brasília.

O foguete foi lançado algumas horas após o horário planejado em função de uma tempestade geomagnética recente, que causou auroras boreais na Europa. Cerca de oito minutos e meio após deixar o solo, o primeiro estágio do Falcon 9 retornou para a Terra e pousou na embarcação A Shortfall of Gravitas, já posicionada no oceano Atlântico. Este propulsor esteve em seu terceiro lançamento e pouso.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o estágio superior do foguete seguiu para a órbita baixa da Terra e liberou os satélites pouco mais de uma hora após o início da missão. Os satélites V2 mini são menores que a versão em tamanho completo, e são maiores e mais eficientes que aqueles lançados pela SpaceX até o momento.

Segundo publicações da empresa no Twitter, os satélites V2 mini contêm tecnologias essenciais, como antenas mais poderosas e o uso da banda E como reserva, que permitem oferecer cerca de quatro vezes mais capacidade por satélite, quando comparado com as versões anteriores.

Esses novos satélites são como versões intermediárias, projetadas para serem comportadas no interior do foguete Falcon 9. Futuramente, os satélites Starlink V2 em tamanho completo vão pesar 1,25 tonelada, e poderão transmitir sinal de internet diretamente para celulares. Eles devem ser lançados com o foguete Starship, que segue em desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Agora, a SpaceX já conta com mais de quatro mil satélites Starlink na órbita da Terra, oferecendo internet de alta velocidade e baixa latência para clientes em todo o mundo. Como a empresa tem autorização regulatória para lançar até 12 mil deles, o total de satélites em órbita seguirá crescendo com lançamentos futuros.

Fonte: Via: Space.com