SpaceX faz dois lançamentos com o foguete Falcon 9 em apenas sete horas
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Nesta quarta-feira (5), a SpaceX levou mais de 50 satélites Starlink ao espaço com um foguete Falcon 9, lançado da Califórnia. A decolagem da missão com a nova leva de satélites de internet da empresa aconteceu apenas sete horas depois da missão Crew-5 ser lançada na Flórida, com outro foguete Falcon 9. Assim, a SpaceX marca seu recorde de menor intervalo entre dois voos com foguete Falcon 9.
- SpaceX 20 anos: como a empresa de Elon Musk transformou a indústria espacial?
- SpaceX reduz mensalidade da Starlink em mais de 50% no Brasil
O foguete deixou a plataforma de lançamentos da Base da Força Espacial de Vandenberg às 20h10, no horário de Brasília. Alimentado por nove motores Merlin, o Falcon 9 seguiu na direção sudeste, viajando sobre o oceano Pacífico. Cerca de dois minuto e meio após o lançamento, ocorreu a separação dos estágios.
O propulsor (primeiro estágio) retornou e pousou na embarcação “Of Course I Still Love You”, no oceano Pacífico, menos de nove minutos depois do lançamento. Já o estágio superior seguiu viagem e acionou seus motores duas vezes antes de injetar os 52 satélites Starlink em uma órbita com altitude média de 311 km.
Cerca de uma hora após o lançamento, a SpaceX confirmou que os satélites foram implantados e confirmou o sucesso da missão. Agora, os satélites vão usar seus propulsores para chegarem à altitude de 540 km, para começar a fornecer internet de alta velocidade e baixa latência a usuários em todo o mundo.
Com esta missão, a SpaceX completou seu 45º lançamento do ano e o segundo de três missões com foguetes Falcon 9, todas programadas para esta semana. A próxima deverá ser lançada durante a noite de quinta-feira da Estação da Força Espacial, em Cabo Canaveral, levando dois satélites da Intelsat.
Os satélites foram lançados 7 horas e 10 minutos depois de a missão Crew-5 deixar a plataforma de lançamentos do Kennedy Space Center, na Flórida. A tripulação está viajando a bordo de uma cápsula Crew Dragon, que deverá ser acoplada à Estação Espacial Internacional por volta das 18h desta quinta.
Abaixo, você assiste a reprise do lançamento:
Fonte: SpaceX