SpaceX lança cápsulas de memorial espacial de carona na missão Transporter 14
Por Danielle Cassita |

A SpaceX lançou na segunda-feira (23) sua missão Transporter 14 com um foguete Falcon 9. O veículo deixou as instalações da Base da Força Espacial Vandenberg às 18h25 no horário de Brasília, levando 70 cargas de clientes diversos — entre os itens, estavam pequenos satélites e até cápsulas de reentrada com restos mortais e DNA humano, como parte de uma missão de memorial.
- SpaceX vai levar ao espaço cápsulas de DNA e cinzas de memorial espacial
- Memorial espacial: empresa vai enviar restos mortais para orbitar o Sol
O primeiro estágio do foguete retornou cerca de 8,5 minutos após o lançamento e pousou na embarcação Of Course I Still Love You, no oceano Pacífico. Com esta missão, o booster soma agora 26 lançamentos e pousos.
Enquanto isso, o estágio superior seguiu viagem à órbita da Terra para liberar as cargas úteis ao longo de duas horas. Entre as cargas, estavam os satélites Capella-17 e Otter Pup 2, que vão tentar realizar a primeira acoplagem comercial na órbita baixa terrestre.
Outra “passageira” da Transporter 14 era a espaçonave Nyx, da europeia The Exploration Company que fazia parte de uma missão de memorial espacial da empresa Celestis. A bordo do veículo estavam cinzas da cremação de 150 pessoas, bem como amostras de DNA. O objetivo da Celestis era que o material completasse de duas a três voltas ao redor da Terra, e depois descesse ao oceano para ser recuperado.
Como o nome indica, a Transporter 14 é a 14ª missão deste tipo realizada pela SpaceX, em que cargas úteis de diferentes clientes “pegam carona” no Falcon 9. A Transporter 1, a primeira delas, foi lançada em 2021 e levou mais de 140 satélites à órbita da Terra.
Leia também:
Quase todos os dias | SpaceX busca o recorde de 170 lançamentos orbitais em 2025
Starship | Será que o maior foguete da SpaceX vai funcionar algum dia?
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Fonte: Space.com