Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Memorial lunar: cinzas de entes queridos serão levadas à Lua em 2021

Por| 25 de Novembro de 2020 às 12h00

Link copiado!

Ponciano/Pixabay
Ponciano/Pixabay

No ano que vem, a missão Peregrine, da Astrobotic, deverá levar a NASA para a superfície lunar pela primeira vez desde a era Apollo. Assim, a Celestis, empresa que oferece serviços de memoriais em voos espaciais, já reservou um espaço em meio às cargas úteis da missão: a empresa irá enviar cápsulas com porções simbólicas de restos mortais que serão depositadas na Lua como um memorial àqueles que se foram.

A Astrobotic planeja lançar a missão Peregrine Mission One com o foguete United Launch Alliance Vulcan Centaur, e a ideia é pousar na região de Lacus Mortis. Assim, além das cargas úteis que serão levadas na missão, estão aquelas incluídas no serviço da Celestis, que são cápsulas preenchidas com restos de cremação e amostras de DNA. A Celestis apelidou a missão de Luna 2 ou “Voo da Tranquilidade” — este segundo nome se refere tanto ao programa Apollo, no qual a missão Apollo 11 pousou no Mar da Tranquilidade, quanto ao local de descanso eterno de familiares e entes queridos dos clientes, explica Charles Chafer, CEO da empresa. Este é apenas um dos serviços oferecidos e está entre os mais populares, “porque permite a familiares e amigos a permanência de um serviço fora do planeta, além de fornecer um lembrete constante no céu noturno com o local final de descanso de pessoas queridas", diz ele.

Continua após a publicidade

Essa missão é, na verdade, o 18º voo memorial feito pela Celestis, que já lançou porções simbólicas de restos mortais no espaço suborbital, órbita da Terra e superfície lunar. Na Luna 01, foram levados os restos cremados do renomado astrogéologo Eugene Shoemaker (que descobriu o famoso cometa Shoemaker-Levy 9) a bordo da nave Lunar Prospector, em 1998. “Conforme a humanidade se expande além dos limites de um só planeta, é particularmente apropriado levarmos nossos rituais, celebrações e memoriais conosco”, explica Chafer. Para o lançamento do ano que vem, o lander Peregrine deverá levar seis contêineres da Celestis, e cada um irá comportar de 10 a 13 cápsulas — uma delas deverá conter o DNA de Arthur C. Clarke, o célebre autor de 2001: Uma Odisseia no Espaço. As reservas para o voo Luna 02, que tinham preço inicial de U$ 12.500, já estão fechadas.

A empreitada dos serviços memoriais na Lua não é feita exclusivamente pela Celestis; a Elysium Space tem serviços para colocar as cinzas dos falecidos em órbita e, além disso, oferece também um serviço de lançamento de cápsulas personalizadas contendo restos mortais. Os primeiros 50 interessados terão que desembolsar a soma de U$ 9.950, enquanto os demais clientes podem fazer reservas por U$ 11.950. O serviço inclui a coleta e envio das amostras para a Lua, gravação na cápsula e no módulo, convite e gravação do lançamento e um certificado do sucesso do pouso.

Fonte: Space.com, Elysium Space, Celestis