Memorial espacial: empresa vai enviar restos mortais para orbitar o Sol
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

A Celestis, empresa que oferece serviços de memoriais em voos espaciais, está se preparando para lançar a missão Enterprise, a primeira da companhia ao espaço profundo. A bordo do voo, vão estar 196 cápsulas com cinzas e amostras de DNA — uma delas, inclusive, vai ter as cinzas de Nichelle Nichols, atriz que interpretou a personagem Uhura na saga Star Trek.
- Com muito dinheiro, você pode fazer um "funeral espacial" para seu pet falecido
- Como seria morrer em outros planetas — e o que fazer com o corpo?
Os presidentes norte-americanos George Washington, Dwight Eisenhower e John F. Kennedy também vão estar representados nesta missão. Segundo a Celestis, a Enterprise deve ser lançada até o fim do ano com um foguete Vulcan Centaur, e a ideia é que as cápsulas fiquem em órbita ao redor do Sol indefinidamente.
Gerry e Elizabeth Paulus, casal que vive nos Estados Unidos, vão enviar amostras de seu DNA na Enterprise. “Isso nos ajuda a pensar no futuro, e mesmo que não estejamos lá fisicamente, vamos ser parte disso de alguma forma”, comemorou Elizabeth.
“Aquele repositório vai estar a 330 milhões de quilômetros no espaço externo”, descreveu Colby Youngblood, presidente da empresa. “Este vai ser o primeiro repositório da nossa civilização no universo”, finalizou.
A missão Enterprise vai levar o memorial da Celestis ainda mais longe do que o planejado em outras missões da empresa. Em 2020, a companhia anunciou que reservou espaço em meio às cargas úteis na missão Peregrine, da Astrobotic, para enviar porções simbólicas de restos mortais à Lua.
Fonte: Reuters