SpaceIL | Israelense desiste de tentar novo pouso lunar com a nave Beresheet 2.0
Por Patricia Gnipper |

"Desta vez, não iremos para a Lua. A jornada de Beresheet para a Lua já foi recebida como uma jornada de sucesso e recorde. Em vez disso, procuraremos outro objetivo significativo para o Beresheet 2.0. Mais detalhes a seguir". E foi assim que a startup israelense SpaceIL revelou ao mundo, nesta terça (25), que acabou desistindo de tentar pousar uma nave Beresheet 2.0 na Lua, após ter conseguido enviar a primeira Beresheet com sucesso à órbita lunar, mas ter amargado uma colisão da nave com a superfície lunar quando houve a tentativa de pouso.
Logo após a confirmação de que a nave havia mesmo destruída (uma falha técnica no motor impediu a frenagem necessária durante a descida), a empresa chegou a dizer que financiaria a construção de uma Beresheet 2.0 para fazer uma nova tentativa de pouso lunar dentro de alguns anos. Contudo, agora a empresa muda de ideia e diz que sua nova nave terá que encontrar um outro destino que não seja nosso satélite natural.
À Associated Press, a empresa declarou que "uma tentativa de repetir uma viagem à Lua não é um desafio suficiente". No entanto, parece estranho que a SpaceIL já esteja mirando em desafios mais complexos quando sua tentativa de pouso lunar acabou falhando, ainda que a empresa tenha tido sucesso em todos os outros parâmetros da missão, tornando-se a primeira empresa privada a enviar uma nave à Lua na história.
Enquanto isso, outras empresas privadas seguem o curso de seus planos para pousar na Lua, como é o caso da japonesa ispace, ou da norte-americana Astrobotic. Então sem a SpaceIL nesta "corrida espacial privada" envolvendo a Lua, essas outras empresas talvez tenham motivos para comemorar de agora em diante.
A SpaceIL ainda não revelou nada sobre seus planos para a Beresheet 2.0 além do que foi divulgado no tweet. Quem sabe a empresa já não esteja de olho em Marte?
Fonte: The Verge, Washington Post