Publicidade

Sonda OSIRIS-REx faz último ajuste em sua trajetória e segue à Terra

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA/Goddard/University of Arizona
NASA/Goddard/University of Arizona

A sonda OSIRIS-REx realizou a última manobra necessária para ajustar sua trajetória e seguir viagem à Terra. Segundo a NASA, o procedimento foi feito no domingo (17), e causou uma pequena mudança na velocidade da nave.

Esta nova manobra aconteceu após outro ajuste realizado no início do mês, que também contribuiu para acertar a trajetória da OSIRIS-REx. No momento, a nave está a cerca de 2,8 milhões de quilômetros do nosso planeta, viajando a aproximadamente 23 mil km/h.

Ela vai liberar sua cápsula no domingo (24) a 102 mil quilômetros de altitude. Em seu interior, o componente leva uma carga aguardada com muita expectativa: ali estão amostras do asteroide Bennu, coletadas diretamente pela sonda.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A viagem até a rocha espacial não foi nada curta. Lançada em 2016, foi somente em 2018 que a OSIRIS-Rex alcançou o asteroide, e dedicou dois anos a estudá-lo em órbita. Já em outubro de 2020, ela coletou cerca de 250 gramas de material de sua superfície.

Após sua recuperação, a cápsula com as amostras vai ser enviada ao Centro Espacial Johnson, da NASA, onde o material em seu interior vai ser armazenado. Depois, parte dele vai ser distribuída a cientistas em todo o mundo, que vão estudá-lo em busca de pistas sobre a formação do Sistema Solar.

Não pense que o trabalho da OSIRIS-REx acaba por aí. Após deixar a cápsula em nosso planeta, ela vai iniciar sua missão estendida, seguindo viagem ao asteroide Apophis. Se tudo correr bem, a nave deve alcançá-lo em 2029.

Fonte: NASA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*