Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda Juno tira fotos de lagos de lava e montanhas na lua Io

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Fevereiro de 2024 às 10h50

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/E.Wälimäki © CC BY
NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/E.Wälimäki © CC BY

A sonda Juno fez uma nova visita à lua Io, de Júpiter. O novo sobrevoo aconteceu no último sábado (3), rendendo novas fotos e até uma animação, que mostra a espaçonave se aproximando gradualmente do satélite natural joviano.

Esta foi a segunda vez que a Juno sobrevoou Io — a primeira foi em dezembro do ano passado. Em cada um destes encontros, a sonda ficou a cerca de 1.500 km acima da superfície da lua. 

Confira a sequência de fotos abaixo, que revelam a Juno ficando cada vez mais perto de Io:

Continua após a publicidade

Segundo informações da NASA, a segunda passagem foi feita predominantemente sobre o hemisfério sul de Io, e as anteriores, pelo norte. "Há evidências de uma pluma ativa, picos montanhosos altos com sombras bem definidas e lagos de lava — alguns com ilhas aparentes", descreveram. 

Como muitos dos dados coletados ainda vão ser analisados por cientistas, não foram disponibilizados ao público até o momento. Por outro lado, as fotos capturadas durante a visita a Io revelam detalhes impressionantes desta lua altamente vulcânica.

Estes e outros sobrevoos que a Juno ainda vai fazer por Io vão ajudar os cientistas a entender melhor a origem dos seus vulcões. Além disso, podem revelar também se existe ou não um oceano de magma sob a superfície da lua. 

Continua após a publicidade

Lançada em 2011, foi somente em 2016 que a Juno chegou a Júpiter. Sua missão original envolvia explorar o planeta e sua atmosfera, e após completá-la, a equipe decidiu estendê-la em 2021. Desde então, a Juno vem estudando parte das luas de Júpiter e seus anéis. 

A lua Io 

Io é a terceira maior lua de Júpiter, sendo considerada também o mundo mais vulcanicamente ativo em todo o Sistema Solar. O título não é sem motivo: ela é coberta por centenas de vulcões, que expelm lava a dezenas de quilômetros de altura. Esta atividade se deve às interações gravitacionais entre Io, Júpiter e as luas Europa e Ganimedes.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA