Publicidade

Fotos de Io feitas pela Juno mostram detalhes da superfície da lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Outubro de 2023 às 18h04

Link copiado!

NASA
NASA

A sonda Juno, da NASA, sobrevoou a lua Io neste domingo (15). A passagem pelo satélite natural de Júpiter rendeu uma ótima oportunidade para a nave tirar fotos, que foram processadas por cientistas cidadãos e revelam vários detalhes de sua superfície.

As novas imagens foram divulgadas pela NASA no X, antes chamado de Twitter, e trazem os resultados do processamento dos dados obtidos pela nave. Uma delas foi processada pelo engenheiro de software e cientista cidadão Kevin M. Gill, revelando a a superfície de Io marcada por grandes lagos de silicato derretido.

Continua após a publicidade

Outra publicação traz um vídeo produzido pelo fotógrafo Jason Perry. Ele trabalhou com dados do instrumento JunoCam e criou a animação abaixo, que mostra Io em timelapse, exibindo sua superfície em diferentes ângulos conforme a Juno a sobrevoou.

As fotos de Io e outras luas produzidas pela missão são disponibilizadas online, e os interessados podem acessá-las e processá-las por conta própria. Depois, os resultados finais podem ser compartilhados no site da Juno.

Luas de Júpiter

Continua após a publicidade

Io é uma das luas galileanas, grupo que inclui também Europa, Ganimedes e Calisto. Elas são conhecidas desta forma porque foram observadas pelo astrônomo italiano Galileu Galilei em 1610, sendo os primeiros objetos descobertos na orbitando corpo além do Sol e da Terra.

Entretanto, elas são apenas algumas em meio às mais de 90 luas que orbitam Júpiter — 12 delas, adicionadas recentemente à lista, foram descobertas neste ano. A maior parte dos satélites naturais do gigante gasoso é pequena, medindo menos de 10 quilômetros de diâmetro.