Publicidade

Sonda europeia JUICE tirou mais fotos da Terra e da Lua em alta resolução

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
ESA/JUICE/JANUS
ESA/JUICE/JANUS

Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) publicaram novas fotos feitas pela sonda JUICE durante seu sobrevoo pela Terra e pela Lua em 20 de agosto. As novas imagens foram capturadas pela JANUS, a câmera científica da espaçonave, e mostram desde a atmosfera terrestre até as várias crateras na superfície lunar.

O nome “JANUS” é, na verdade, a sigla da expressão em latim Jovis, Amorum ac Natorum Undique Scrutator, que pode ser traduzida como “Escrutinador de Júpiter, e todos os seus amores e descendentes” — o que é bastante adequado, afinal, as luas Io, Europa, Ganimedes e Calisto, de Júpiter, levam os nomes das amantes de Zeus na mitologia grega (ou Júpiter para os romanos). Enquanto estiver no sistema do gigante gasoso, a JUICE vai estudar o planeta e suas luas.

Por isso, o sobrevoo pela Terra representou uma boa oportunidade para os cientistas testarem os recursos da sonda, bem como a capacidade de a câmera JANUS tirar fotos das nuvens em nosso planeta. Quando a espaçonave chegar a Júpiter, o instrumento vai registrar os detalhes nas suas nuvens em resolução de 10 km por pixel. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

E não pense que foi fácil para a JANUS fazer as fotos: os cientistas da missão decidiram desafiar o instrumento e desfocaram de propósito algumas fotos da Terra e da Lua. A ideia era verificar como os algoritmos de recuperação de resolução iriam se sair para ajustar as imagens e devolver a nitidez a elas.

Em outras, a equipe saturou parcialmente a exposição para verificar como a saturação poderia afetar as partes menos saturadas nas imagens, e testaram diversas configurações e tempos de exposição. As imagens não deixam dúvidas, e mostram que tanto a câmera quanto sua espaçonave passaram com louvor nos testes. 

Tudo correu bem no sobrevoo, e agora a JUICE segue viagem a Vênus. Ela vai visitar o “irmão gêmeo da Terra” para ganhar impulso gravitacional em 2025, necessário para realizar mais duas passagens por nosso planeta em 2026 e 2029. Após estas etapas, a JUICE vai ter o “empurrãozinho” que precisa para ir a Júpiter seus satélites naturais.

Fonte: ESA