Sonda da NASA fotografa redemoinho de poeira em planalto de Marte
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Uma nova tempestade de poeira foi fotografada em Marte. A imagem foi feita pela câmera HiRISE, da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que encontrou um demônio de poeira em Syria Planum no início do mês.
- Mistérios de Marte: 5 perguntas sobre o Planeta Vermelho ainda sem respostas
- Verão em Marte significa a chegada de tempestades do tipo "demônios de poeira"
Syria Planum é um grande planalto em Marte, e esteve no centro da atividade vulcânica e tectônica ocorrida no passado do planeta. Na nova foto, o redemoinho projeta uma sombra na região, que pode ser usada para os cientistas estimarem sua altura.
Os demônios de poeira são pequenos redemoinhos formados por processos parecidos com aqueles que acontecem na Terra. “Os demônios de poeira são, basicamente, movidos a energia solar”, explicou Dr. Shane Byrne, investigador da HiRISE.
Quando o solo do planeta é aquecido, o ar começa a subir em colunas. Se elas iniciarem um movimento giratório, podem ficar mais estreitas e girar a velocidades maiores. “Contanto que haja ar quente disponível em baixo, o demônio de poeira pode sobreviver”, acrescentou.
Se estes redemoinhos encontrarem regiões frias, eles acabam dissipados e desaparecem. “As regiões com poeira em Marte podem ter superfícies muito quentes durante o dia, então são boas áreas para a formação de demônios de poeira”, finalizou.
Esta não é a primeira vez que um redemoinho do tipo é fotografado em Marte. Em 2021, o rover Perseverance fotografou uma destas tempestades enquanto testava seus sistemas e instrumentos, antes de iniciar sua busca por possíveis sinais de vida antiga no planeta.
Fonte: HiRISE, Universe Today