Publicidade

Sonda da NASA fotografa redemoinho de poeira em planalto de Marte

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA/JPL-Caltech/UArizona
NASA/JPL-Caltech/UArizona

Uma nova tempestade de poeira foi fotografada em Marte. A imagem foi feita pela câmera HiRISE, da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que encontrou um demônio de poeira em Syria Planum no início do mês.

Syria Planum é um grande planalto em Marte, e esteve no centro da atividade vulcânica e tectônica ocorrida no passado do planeta. Na nova foto, o redemoinho projeta uma sombra na região, que pode ser usada para os cientistas estimarem sua altura.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os demônios de poeira são pequenos redemoinhos formados por processos parecidos com aqueles que acontecem na Terra. “Os demônios de poeira são, basicamente, movidos a energia solar”, explicou Dr. Shane Byrne, investigador da HiRISE.

Quando o solo do planeta é aquecido, o ar começa a subir em colunas. Se elas iniciarem um movimento giratório, podem ficar mais estreitas e girar a velocidades maiores. “Contanto que haja ar quente disponível em baixo, o demônio de poeira pode sobreviver”, acrescentou.

Se estes redemoinhos encontrarem regiões frias, eles acabam dissipados e desaparecem. “As regiões com poeira em Marte podem ter superfícies muito quentes durante o dia, então são boas áreas para a formação de demônios de poeira”, finalizou.

Esta não é a primeira vez que um redemoinho do tipo é fotografado em Marte. Em 2021, o rover Perseverance fotografou uma destas tempestades enquanto testava seus sistemas e instrumentos, antes de iniciar sua busca por possíveis sinais de vida antiga no planeta.

Fonte: HiRISE, Universe Today