Sonda da Chandrayaan-3 detecta variações de temperatura na Lua
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

As sondas da missão Chandrayaan-3 já começaram a coletar dados sobre a Lua. A agência espacial indiana ISRO revelou que uma das cargas úteis do lander Vikram executou o ChaSTE (sigla de Experimento de Termofísica da Superfície da Chandra, em tradução livre), coletando medidas da temperatura na Lua.
- 5 coisas importantes que a Lua pode nos ensinar
- Sonda Chandrayaan-3 manda sua 1ª foto da Lua após pousar
O objetivo do experimento é usar uma sonda de temperatura e 10 sensores individuais para coletar medidas dos perfis térmicos no solo lunar. Desta forma, a ISRO espera que o ChaSTE ajude os cientistas a entender o comportamento das temperaturas na superfície da Lua.
Em uma publicação no X, antes chamado de Twitter, a ISRO destaca que o experimento analisou várias temperaturas na superfície lunar em profundidades diversas, formando o que foi descrito como “o primeiro perfil do tipo do polo sul lunar”.
O gráfico com os dados obtidos sugere que, na região onde o módulo de pouso está, a temperatura varia de 40 ºC a 60 ºC, aproximadamente. Já a 80 mm de profudidade, cai para -10 ºC. Vale lembrar que estes dados são preliminares, e observações mais detalhadas estão em andamento.
Enquanto isso, o rover Pragyan segue explorando a região chamada de Ponto Shiv Shakti, próxima do local onde pousou. O polo sul lunar é repleto de crateras, e o Pragyan encontrou uma que parecia ter cerca de quatro metros de diâmetro. De acordo com a ISRO, o rover recebeu comandos para elaborar uma nova trajetória, e depois, seguiu viagem em segurança por outro caminho.
Fonte: Via: Interesting Engineering