Sonda Chandrayaan-3 manda sua 1ª foto da Lua após pousar
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A sonda Chandrayaan-3, da Índia, enviou a primeira foto que tirou depois de pousar no polo sul da Lua nesta quarta-feira (23). As imagens foram publicadas pela agência espacial indiana ISRO no X, antes chamado de Twitter, pouco após a descida da nave à superfície lunar.
- Chandrayaan-3: Índia pousa nave na Lua para estudar o polo sul
- 5 coisas importantes que a Lua pode nos ensinar
A câmera do módulo de pouso capturou um conjunto de quatro fotos conforme se aproximava da superfície lunar. Em outra publicação, a ISRO trouxe uma imagem da paisagem do nosso satélite natural, tirada um pouco após o pouso. “A Chandrayaan-3 escolheu uma região relativamente plana na superfície lunar”, acrescentaram.
Entre os principais objetivos da Chandrayaan-3, estão o pouso seguro na superfície da Lua, a demonstração das operações do pequeno rover Pragyan e a execução de experimentos científicos. Após cumprir o primeiro deles com louvor, o módulo Vikram deve liberar em breve o Pragyan. O esperado é que a dupla opere durante um dia lunar, ou seja, por cerca de duas semanas.
Durante o período, eles vão estudar a composição do solo, entre outras tarefas científicas. Enquanto isso, o módulo de propulsão vai voltar seus "olhos" para a Terra, coletando dados da polarização da luz refletida por nosso planeta. Os resultados podem ajudar os cientistas a procurar exoplanetas com assinaturas similares.
O desfecho da Chandrayaan-3 veio poucos dias após a Rússia perder sua missão Luna-25, também enviada para tentar pousar na região. Entretanto, uma anomalia em seu motor fez com que a nave se chocasse com a superfície da Lua.