Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chandrayaan-3: rover Pragyan começa a explorar a Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Agosto de 2023 às 12h13

Link copiado!

ISRO
ISRO

A Índia acaba de avançar uma nova etapa em sua missão Chandrayaan-3. Em uma publicação no X, antes chamado de Twitter, a agência espacial indiana ISRO confirmou que o rover Pragyan deixou seu módulo de pouso Vikram e está na superfície lunar.

“O rover da Ch-3 desceu do lander, e a Índia deu uma volta pela Lua!”, escreveram. Depois, os oficiais da agência confirmaram que todas as atividades estão dentro do cronograma proposto, e que os sistemas operam normalmente.

Continua após a publicidade

A descida do rover Pragyan (“sabedoria”, em sânscrito) à superfície da Lua, a bordo do Vikram, aconteceu poucas horas após a alunissagem da sonda Chandrayaan-3 nesta quarta-feira (23). Este foi o primeiro pouso lunar de sucesso de uma sonda da Índia, marcando também a primeira vez em que uma nave desceu a um local próximo do polo sul do nosso satélite natural.

A ISRO publicou novas imagens do pouso, capturadas durante a descida:

Agora, o Pragyan vai passar cerca de duas semanas explorando os arredores do local de pouso e estudando a composição química do regolito da Lua. O Pragyan e o lander Vikram devem operar somente por um dia lunar, que equivalem a cerca de 14 dias terrestres.

A dupla não foi enviada à região por acaso: o polo sul da Lua parece ter grandes quantidade de água congelada, tornando-se um local de bastante interesse para as futuras missões tripuladas em nosso satélite natural. O recurso pode ser extraído para sustentar os astronautas e para outros usos, como produção de propelentes de foguetes.

O sucesso da Chandrayaan-3 marca a segunda tentativa da Índia de pousar uma sonda perto do polo sul da Lua. Em 2019, o país tentou pousar a nave da Chandrayaan-2 na região, mas perdeu o contato com ela quando faltavam poucos minutos para a chegada à superfície.