Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falha em motor fez sonda russa Luna-25 se chocar com a Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Agosto de 2023 às 15h37

Link copiado!

Roscosmos
Roscosmos

Apesar das grandes expectativas para o pouso lunar da sonda Luna-25, a espaçonave acabou se chocando com a superfície da Lua. Yuri Borisov, diretor da agência espacial russa Roscosmos, declarou que o desfecho foi resultado de uma anomalia no acionamento dos motores dela.

Durante uma entrevista ao canal estatal Russia-24, ele explicou que, antes da missão, eles realizaram simulações do acionamento dos motores, necessário para a alunissagem (nome dado a pousos na Lua). O problema é que, conforme a Luna-25 se aproximou do seu destino, nem tudo correu conforme o planejado.

“Antes de realizar ajustes, a espaçonave se orientou, e às 14h10 [no horário local] os motores foram acionados, eles deveriam corrigir o curso e direcionar a nave à órbita de pré-pouso”, explicou ele. Contudo, os motores não foram desativados conforme o procedimento esperado, mas sim de acordo com um corte temporário.

Continua após a publicidade

Por isso, a sonda manteve seus motores acionados não por 84 segundos, conforme o planejado, e sim por 127 segundos. O tempo estava acima do que ele descreveu como valor necessário para a preparação para a descida, e o impulso extra fez com que a Luna-25 se chocasse com a Lua.

Se tivesse cumprido seu objetivo, a Luna-25 teria pousado no polo sul lunar na segunda-feira (21), transformando a Rússia no primeiro país a pousar uma espaçonave por lá. Já o lander Chandryaan-3, da Índia, segue à região e vai realizar sua tentativa de pouso durante a manhã de quarta-feira (23).

A Luna-25 foi a primeira missão lunar da Rússia em quase 50 anos — a última foi a Luna-24, lançada pela então União Soviética durante a década de 1970. Na entrevista, Borisov observou que a pausa de décadas no programa lunar do país pode explicar, em partes, a perda da nova sonda. “Precisamos, essencialmente, dominar todas as tecnologias novamente — claro, a um novo nível técnico”, ressaltou.

Continua após a publicidade

A Roscosmos ontou um comitê para investigar os motivos que causaram a falha no acionamento dos motores da Luna-25. Além disso, o país vai acelerar o trabalho na Luna-26 e na 27, as próximas missões que devem ser enviadas ao nosso satélite natural. Com os dados obtidos, eles esperam realizar uma alunissagem de sucesso em missões futuras.

Fonte: CNN