Publicidade

Sobrevoo da nave Orion rendeu novas fotos incríveis da Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Novembro de 2022 às 11h19

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A nave Orion sobrevoou a Lua nesta segunda-feira (21), ficando a apenas 130 km da superfície lunar durante a aproximação máxima. O desempenho da cápsula durante a missão Artemis I impressionou até os oficiais da NASA, que se reuniram no início da semana para discutir os dados do sobrevoo.

  • Missão Artemis I: tudo sobre nosso 1º passo no retorno à Lua
  • Artemis vs Apollo: qual a diferença entre estas missões da NASA à Lua?

O sobrevoo ocorreu no lado afastado da Lua e, em seguida, a nave acionou seus propulsores para se posicionar na órbita retrógrada distante, ao redor do nosso satélite natural A comunicação foi interrompida temporariamente durante o procedimento, mas os oficiais da NASA confirmaram que a manobra foi um sucesso e aumentou a velocidade da nave.

Continua após a publicidade

Esta é a primeira passagem de uma espaçonave ao redor da Lua desde 1972, ano em que a missão Apollo 17, a última do programa Apollo, foi lançada. Aliás, o sobrevoo representou também uma oportunidade para visitar alguns dos locais de pouso do programa, que levou humanos à Lua pela primeira vez. É que, enquanto seguia viagem pela Lua, a cápsula Orion passou pelos locais de pouso das missões Apollo 11, 12 e 14, que levaram astronautas à superfície lunar entre 1969 e 1971.

Conforme deixou o lado afastado da Lua, as câmeras da nave enviaram uma bela imagem da Terra, na qual nosso planeta aparece como um ponto azul cercado pela escuridão do espaço.

Continua após a publicidade

Confira:

Judd Frieling, diretor de voos no Johnson Space Center, da NASA, afirmou que os membros da missão Artemis I estão maravilhados com a performance da nave. “Os próprios controladores de voo estão absolutamente surpresos com os vídeos que conseguimos da cápsula Orion”, disse.

Continua após a publicidade

A Orion ainda deve impressionar mais ainda os membros da missão: no início da próxima semana, ela deverá ficar a mais de 430 mil quilômetros da Terra, quebrando o recorde de maior distância já alcançada por uma nave espacial projetada para receber tripulantes.

Depois, a nave passará cerca de uma semana na órbita lunar e iniciará sua viagem de volta para nosso planeta. Ao fim da missão, ela deverá pousar no oceano Pacífico em 11 de dezembro.