Publicidade

Artemis I | Nave Orion realiza seu primeiro sobrevoo pela Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Novembro de 2022 às 10h31

Link copiado!

NASA
NASA

Enquanto avança na missão Artemis I, a cápsula Orion fez seu primeiro sobrevoo da Lua nesta segunda-feira (21). Durante a manhã, na aproximação máxima, a nave ficou a cerca de 130 km da superfície lunar. Depois, ela acionou seus motores para ajustar sua trajetória e, assim, se prepara para entrar na órbita da Lua em alguns dias.

A nave Orion está viajando à Lua desde a última semana, quando foi lançada pelo foguete Space Launch System (SLS). Desde então, ela já acionou seus motores três vezes para corrigir sua trajetória, e entrou na esfera de influência lunar às 16h09 (horário de Brasília), no domingo (20).

Continua após a publicidade

Isso significa que, a partir daquele momento, a principal força gravitacional atuando na nave estava vindo da Lua, e não da Terra. Durante a noite, a Orion realizou um quarto ajuste de trajetória, em preparação para o sobrevoo por nosso satélite natural e marcando a primeira de duas manobras necessárias para a nave iniciar a órbita retrógrada distante ao redor da Lua.

O sobrevoo estava programado para começar às 9h44, no horário de Brasília; cerca de 15 minutos depois, a nave chegou à aproximação máxima da superfície lunar, ficando a apenas 128 km desta. Os engenheiros da missão estimam que pederam a comunicação com a Orion por cerca de 34 minutos, enquanto ela viajava por trás da Lua.

A Artemis I é a primeira missão do programa Artemis. Com duração de aproximadamente 25 dias, a missão deverá ser encerrada com o retorno da Orion à Terra, no dia 11 de dezembro. Se tudo correr bem com a Artemis I, a NASA irá se preparar para a missão Artemis II, que levará astronautas para a órbita lunar por volta de 2024.

Fonte: NASA