Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sementes germinam em experimento na estação espacial chinesa Tiangong

Por| Editado por Rafael Rigues | 02 de Setembro de 2022 às 15h45

Link copiado!

Xinhua/Zhang Jiansong
Xinhua/Zhang Jiansong

As sementes de arroz e de plantas da espécie Arabidopsis thaliana, levadas ao módulo Wentian, da nova estação espacial chinesa Tiangong, germinaram e estão em bom estado. As novidades vêm de um resumo da Academia Chinesa de Ciências sobre o andamento do experimento de cultivo vegetal na estação, divulgado nesta segunda-feira (29).

A Arabidopsis thaliana pertence à família da Mostarda, e é um organismo-modelo no estudo de botânica. Além disso, foi a primeira planta cujo genoma foi completamente sequenciado.

Elas foram lançadas em julho e, ao chegar à estação, foram instaladas no gabinete de experimentos de ecologia da vida no módulo Wentian pelos astronautas da missão Shenzhou-14. As mudas de Arabidopsis desenvolveram algumas folhas, e as de arroz já chegaram a 30 cm de altura; posteriormente, haverá experimentos voltados para estudar o ciclo de vida delas.

Continua após a publicidade

Zheng Huiqiong, pesquisadora do Centro de Excelência em Ciências Vegetais Moleculares, da Academia Chinesa de Ciências, explica que a China já conseguiu “sementes espaciais” de Arabidopsis em experimentos anteriores, focados no ciclo de vida delas. Ela acrescentou que espera sucesso do experimento com o arroz, e que se tudo correr bem, o experimento ajudará a elaborar orientações técnicas para a produção de grãos no espaço.

“Esperamos que este experimento seja o primeiro no mundo a conseguir cultivar arroz ‘de semente para semente’, sob a microgravidade no espaço”, acrescentou ela. Já Zhao Liping, designer-chefe do módulo Wentian, afirmou em uma entrevista que os astronautas devem coletar sementes e amostras das plantas no fim de setembro.

O cultivo vegetal no espaço inclui algumas adversidades diferentes daquelas encontradas na Terra, como período de florescimento mais tardio e sementes com menor quantidade. Além disso, há apenas algumas culturas (como a de colza, trigo e ervilhas) que completaram experimentos no espaço e produziram sementes.

Continua após a publicidade

Conseguir sucesso no cultivo de vegetais no espaço é algo essencial para os planos futuros da China para a exploração do espaço profundo: segundo Zheng e seus colegas, os alimentos enviados da Terra não seriam suficientes para as necessidades dos astronautas a longo prazo, em missões a Marte ou além.

Fonte: Xinhua, SCMP