Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Satélite aposentado da NASA reentra na atmosfera nesta semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Abril de 2023 às 16h42

Link copiado!

NASA
NASA

O satélite Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager (RHESSI), da NASA, está prestes a reentrar na atmosfera terrestre. De acordo com um comunicado da agência espacial, o retorno do objeto acontece nesta quarta (19), e é de risco extremamente baixo para pessoas em solo.

Segundo a NASA, o RHESSI deve reentrar na atmosfera por volta das 22h40, no horário de Brasília. A agência espacial espera que grande parte dele acabe queimada durante a passagem pela atmosfera, mas alguns componentes devem resistir à reentrada. Isso não significa que sejam motivo de preocupação, já que o risco de atingirem alguém é de 1 em 2.467.

Continua após a publicidade

Lançado em 2002, o satélite RHESSI operou observando erupções solares e ejeções de massa coronal. A NASA descreve que ele trouxe informações vitais sobre estes eventos, que podem liberar enormes quantidades de energia e são capazes de causar problemas em redes elétricas, de internet e mais.

Ao longo de sua missão, o RHESSI usou seu único instrumento para registrar mais de 100 mil eventos solares em raios X — antes dele, não havia imagens em raios gama ou X das erupções solares. As imagens obtidas ajudaram os pesquisadores a determinar a frequência das partículas, localização e movimento delas, revelando onde eram aceleradas.

Durante suas operações, o RHESSI conseguiu também documentar o aumento no tamanho das erupções solares, e mostrou que as emissões de raios gama, observadas no alto da atmosfera terrestre sobre tempestades, são mais comuns do que se pensava. Após 16 anos de atividades, problemas de comunicação forçaram a NASA a desativar o RHESSI.

Fonte: NASA