Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como assistir online ao 3º teste de voo do foguete Starship

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Março de 2024 às 13h23

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

O próximo teste de voo do Starship, o maior foguete do mundo, deve acontecer em breve. Em uma publicação no X, o antigo Twitter, a SpaceX informou que o terceiro lançamento do veículo está programado para acontecer durante a manhã desta quinta-feira (14).

O Starship é um foguete formado pelo propulsor Super Heavy e pelo estágio superior e reutilizável, que também se chama Starship. Em um comunicado, a SpaceX disse que o terceiro teste de voo tem o objetivo de aproveitar as lições aprendidas com os anteriores.

O primeiro destes voos aconteceu em abril de 2023, e foi encerrado após poucos minutos devido à detonação proposital. Já o segundo foi lançado em novembro daquele ano, mostrando o sucesso do acionamento dos motores do primeiro estágio e a separação deles. Cerca de oito minutos após o lançamento, o Starship explodiu

Continua após a publicidade

Desta vez, o teste promete ser mais ambicioso que os anteriores: para esta missão, a SpaceX planeja acionar com sucesso os motores dos dois estágios, levar o foguete para o espaço, abrir e fechar a porta do compartimento das cargas úteis e até transferir propelente de um tanque para outro.

Além disso, o próximo voo promete também uma nova trajetória. Se tudo correr bem, o segundo estágio do Starship vai pousar no Oceano Índico, ajudando a empresa a testar novas técnicas de acionamento dos motores no espaço. 

Como o Starship está em desenvolvimento, é difícil que cumpra todos os objetivos propostos para a missão. Mesmo assim, vale lembrar que qualquer possível falha vai fornecer dados valiosos, que vão ajudar os engenheiros a realizar ajustes no projeto do foguete e prepará-lo para suas próximas missões.  

Como ver online o teste de voo do Starship

Segundo a SpaceX, a transmissão da missão começa às 8h30 no horário de Brasília. Como a live vai ser iniciada 30 minutos antes do lançamento, podemos estimar que o Starship deve ser lançado por volta das 9h. 

Para acompanhar, é só acessar o canal da SpaceX no YouTube ou o perfil da empresa no X. É importante destacar que, dependendo das condições meteorológicas, os horários podem sofrer mudanças.

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceX