Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rússia quer retomar à força o controle de telescópio em órbita da Terra

Por| Editado por Rafael Rigues | 08 de Junho de 2022 às 13h45

Link copiado!

German Aerospace Center
German Aerospace Center

A agência espacial russa (Roscosmos) está tentando tomar o controle de um telescópio em órbita da Terra. Batizado de eROSITA, ele foi construído pelo Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, sediado na Alemanha, e lançado em 2019 como parte do observatório Spektr-RG, em parceria com a agência espacial alemã (DLR).

O Spektr-RG contém dois telescópios: além do eROSITA há o ART-XC, um telescópio russo para observações de raios-X de alta energia. Mas desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a Alemanha suspendeu a cooperação com a Roscomos e a decisão forçou o eROSITA a entrar em modo de segurança em 26 de fevereiro.

Continua após a publicidade

Agora, o diretor da Roscomos, Dmitry Rogozin, pretende recuperar o controle do telescópio. Em uma recente entrevista à TV estatal russa, conforme relatado pelo portal alemão Deutsche Welle, Rogozin disse ter dados instruções para que as atividades do Spektr-RG fossem retomadas.

O diretor da Roscomos acrescentou que: "apesar da exigência da Alemanha de fechar um dos dois telescópios, especialistas russos insistem em continuar seu trabalho". Por outro lado, as autoridades alemãs alertam sobre o perigo de reativar o eROSITA sem a participação do instituto.

O diretor do Instituto Max Planck, Rashid Sunyaev, disse que se o instrumento alemão for reativado sem permissão, corre o risco de ser permanentemente danificado. Ainda assim, Rogozin parece empenhando em reativar o telescópio, localizado a quase 1 milhão de km de distância da Terra

Fonte: DW