Publicidade

Alemanha desativa telescópio que mapeia buracos negros em resposta à Rússia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Março de 2022 às 16h57

Link copiado!

German Aerospace Center
German Aerospace Center

O telescópio eROSITA entrou no modo de segurança no último final de semana, ficando com suas operações suspensas. Construído pela Alemanha, o observatório vinha criando o maior mapa já produzido dos buracos negros no universo, mas acabou com suas operações suspensas após o país interromper toda a colaboração científica com a Rússia como forma de protesto, em resposta à guerra na Ucrânia.

A missão do eROSITA foi financiada em conjunto pelo German Aerospace Center (DLR) e pela Roscosmos, agência espacial da Rússia, já que o telescópio fica instalado em um satélite russo.

O anúncio da suspensão das operações do telescópio veio de um representante do Max Planck Institute for Extraterrestrial Physics, que construiu e opera o instrumento. Já nesta quinta-feira (3), a DLR publicou seu próprio comunicado, confirmando que pausaria todas as parcerias com a Rússia.

Continua após a publicidade

Na publicação, a DLR reafirma seu compromisso com a colaboração internacional pelo benefício da sociedade e da indústria e que, junto da Agência Espacial Alemã, vêm colaborando com instituições russas em diversos projetos. “Contra os ataques agressivos da Rússia, o Comitê Executivo da DLR rescinde todas as atividades colaborativas com instituições russas em projetos em andamento ou em planejamento”, disseram.

Além disso, também não haverá novos projetos ou iniciativas conduzidos em parcerias com instituições russas. Onde houver necessidade, a DLR entrará em coordenação com outros parceiros nacionais ou internacionais. A decisão foi tomada após o Ministro Federal de Educação e Pesquisa na Alemanha anunciar, na sexta-feira (25), que toda a cooperação existente em ciência e pesquisa com a Rússia seria imediatamente suspensa.

Vale destacar que a Alemanha é, sozinha, responsável pela maior contribuição ao orçamento da Agência Espacial Europeia (ESA), parceira do programa da Estação Espacial Internacional. Atualmente, o astronauta alemão Matthias Maurer, da ESA, está a bordo da estação junto de dois cosmonautas e outros quatro astronautas da NASA. Com o avanço do conflito na Ucrânia, diversas discussões vêm sendo levantadas em relação ao futuro das parcerias envolvidas no programa da estação.

Continua após a publicidade

Fonte: DLR; Via: Space.com