Publicidade

Rússia lança novo telescópio espacial em parceria com a Alemanha

Por| 22 de Julho de 2019 às 12h52

Link copiado!

Rússia lança novo telescópio espacial em parceria com a Alemanha
Rússia lança novo telescópio espacial em parceria com a Alemanha

Depois de perder contato, em janeiro, com o telescópio espacial Spektr-R, lançado à órbita da Terra em 2011 para estudar buracos negros, estrelas de nêutrons e o campo magnético de nosso planeta, recentemente a Rússia conseguiu lançar, em parceria com a Alemanha, o Spektr-RG, novo telescópio espacial cujo objetivo é mapear raios-X no céu, além de substituir o Spektr-R.

O telescópio, que pesa 2,7 toneladas, pode ser chamado "o Hubble russo", ainda que de uma maneira bastante simplória. Este, na verdade, foi o apelido informal do Spektr-R, então como o Spektr-RG é seu substituto, o apelido continua valendo. Ele assumirá as funções do aparelho que deixou de se comunicar com a Terra em janeiro deste ano e também terá papel na conclusão de um mapa do céu em alta resolução, de acordo com os planos da Roscosmos (a agência espacial russa).

"A observação do espaço pelo Spektr-RG marcará uma nova etapa na astronomia de raios-X, cuja história remonta há mais de 55 anos", declarou a agência, dizendo também que o projeto permitirá "a observação durante todo o ano de praticamente toda esfera celeste".

Continua após a publicidade

A missão do Spektr-RG tem previsão de duração de seis anos e meio, passando quatro anos "varrendo" o céu para nos demais dois anos e meio observar objetos específicos no espaço "a pedido da comunidade científica internacional", afirma a Roscosmos. O telescópio levará cerca de três meses, a partir do lançamento, para ser posicionado em seu destino final — cerca de 1,5 milhão de km acima da Terra.

A grande expectativa é de que o Spektr-RG descubra cerca de três milhões de buracos negros supermassivos durante toda sua vida útil, além de 100 mil aglomerados de galáxias no universo conhecido.

Fonte: Phys.org