Publicidade

Rover Perseverance encontra estranhas rochas roxas em Marte

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Marte tem diversas rochas revestidas por uma camada roxa, cujas origens são desconhecidas. A descoberta das estruturas coloridas foi feita em meio a dados coletados pelo rover Perseverance, que está explorando o Planeta Vermelho em busca de bioassinaturas. Curiosamente, em quase todos os lugares que o veículo visita, há rochas com a camada roxa ou até pequenas manchas desta cor, que lembram respingos de tinta.

A cor chamou a atenção dos pesquisadores porque, até então, ela não ocorria com frequência — tanto que a missão do Perseverance é a primeira a identificá-la no planeta. Felizmente, as câmeras do instrumento Mastcam-Z estão ajudando os pesquisadores a estudá-la através dos “olhos científicos” do veículo. Ao capturar imagens com diferentes filtros, que bloqueiam determinados comprimentos de onda da luz, os cientistas podem pelo menos ter uma ideia da composição das rochas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Até o momento, não se sabe ao certo qual processo está acontecendo para originar a cor. “Eu realmente não tenho uma boa resposta para você”, disse Ann Ollila, geoquímica que apresentou dados sobre as rochas roxas durante a conferência American Geophysical Union (AGU). Os pesquisadores estão analisando o revestimento colorido para tentar descobrir o que o formou.

Alguns especialistas acreditam que, talvez, a composição desta cobertura misteriosa ajude a revelar mais sobre o passado de Marte. Como a Terra já abrigou microrganismos que produziram revestimentos coloridos em rochas, existe uma possibilidade — bastante remota, vale dizer — que a camada seja um indício de seres vivos por lá. Contudo, este é um cenário que exige evidências e mais estudos.

Os cientistas esperam que as rochas com o revestimento colorido possam ser trazidas à Terra em algum momento. Assim, será possível analisá-las mais profundamente e, quem sabe, chegar a alguma conclusão sobre o que formou a cobertura nelas. O rover Perseverance está coletando amostras de rochas de Marte, que devem ser trazidas para nosso planeta no fim desta década.

Fonte: National Geographic