/i483469.png)
Rover Curiosity encontra estranha rocha "torcida" em Marte
O rover Curiosity chegou à cratera Gale, em Marte, em 2012. Enquanto explora a região, que é o resultado de um grande impacto ocorrido no passado, o veículo encontrou uma formação de estrutura bastante curiosa. Um dos instrumentos que equipa o Curiosity registrou uma pequena rocha que parece estar “torcida”, formando algo parecido com um arco.
- Rover Curiosity registra nuvens impressionantes cruzando o céu marciano;
- Rover Curiosity talvez "rasgue" suas rodas para proteger seus componentes
- Rover Curiosity tira nova selfie em Marte, desta vez em frente ao "Mont Mercou"
O registro foi feito enquanto o Curiosity escalava uma região cujos dados orbitais mostraram haver uma transição na composição das camadas da montanha chamada Mount Sharp, formação geológica com algumas partes contendo argila e, outras, enxofre, que conferem diferentes texturas. Nisso, algumas das imagens mais interessantes feitas pelo rover resultaram na que você vê abaixo, da rocha em "arco":
I'll leave it up to the scientists to explain what the hell is going on here...@MarsCuriosity ChemCam RMI, Sol 3190https://t.co/oVNR1WtiVK pic.twitter.com/FIYJhfZQ5T
— Kevin M. Gill (@kevinmgill) July 28, 2021
A imagem que você viu acima é, na verdade, uma composição feita por Kevin Gill, engenheiro de software e especialista em edição de imagens, que reuniu os diferentes registros originais do instrumento ChemCam RMI e, assim, chegou a este resultado. Segundo Abigail Fraeman, cientista planetária do Laboratório de Propulsão a Jato, o campo de visão do instrumento mede apenas 16,5 cm. Por isso, a formação deve ser bastante pequena.
Não há informações sobre a composição da rocha, mas, mesmo assim, ela parece estar resistindo à ação do vento e de outros agentes erosivos presentes em Marte. Agora, o rover Curiosity irá continuar suas explorações — com um foco especial em Champeaux, uma rocha nodular. Além disso, a equipe espera também usar os instrumentos MastCam e ChemCam para produzir mosaicos de algumas regiões interessantes por perto, para depois seguir viagem até Mount Sharp. Quem sabe quais serão as próximas formações curiosas que o Curiosity irá encontrar no caminho?
Fonte: NASA
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.