Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Perseverance coleta 7ª amostra e se prepara para ir a antigo delta de rio

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Março de 2022 às 08h00

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/ASU
NASA/JPL-Caltech/ASU

O rover Perseverance acaba de coletar sua sétima amostra, que se junta às outras seis já obtidas em Marte. Os membros da equipe da missão anunciaram o sucesso da nova coleta nesta terça-feira (8), em uma publicação no Twitter, e confirmaram que o material já foi armazenado. De acordo com o tuíte, mais uma amostra deverá ser obtida da mesma região antes de o rover seguir para seu próximo destino.

Na publicação, os oficiais da NASA incluíram algumas imagens de uma rocha, com uma pequena marca deixada pela perfuração em sua superfície. “Estou com a minha sétima amostra a bordo, obtida da rocha que você vê aqui”, escreveram, como se o rover estivesse contando sobre a coleta. “Planejo obter mais uma amostra daqui antes de seguir em direção ao antigo delta do rio”.

Continua após a publicidade

Na Terra, os deltas de rios têm boa capacidade de preservação de sinais da vida como conhecemos e de compostos orgânicos. Como a cratera Jezero abrigou um antigo lago e o delta de um rio no passado, a equipe da missão a considera um ótimo local para a coleta de amostras e busca por vestígios deixados por seres vivos, caso tenham existido no Planeta Vermelho.

Durante o primeiro ano de sua missão, o rover Perseverance se dedicou à exploração da cratera, indo nas direções sul e oeste em relação ao seu local de pouso. Agora, o veículo está seguindo de volta ao ponto em que desceu à superfície de Marte, a caminho de um segmento acessível do delta. Enquanto isso, o helicóptero Ingenuity vai acompanhá-lo, auxiliando no reconhecimento da região e identificando possíveis perigos.

É esperado que, até o fim de sua missão, o rover Perseverance tenha coletado algumas dúzias de amostras do planeta. Se tudo correr bem, a NASA e a Agência Espacial Europeia vão trabalhar em uma campanha conjunta para trazer o material de volta para a Terra, para estudos aprofundados.

Fonte: NASA; Via: Space.com