Publicidade

Rover da Chandrayaan-3 confirma que há enxofre no polo sul da Lua

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
ISRO
ISRO

Realmente há enxofre em meio aos elementos presentes no solo do polo sul da Lua. A descoberta foi feita pelo rover Pragyan, da missão Chandrayaan-3, que pousou na região e já está usando seus instrumentos para explorá-la ao longo de um dia lunar.

O elemento foi confirmado pelo instrumento Laser-Induced Breakdown Spectroscopy (LIBS). O dispositivo mostrou que o solo do polo sul da Lua tem também uma mistura de alumínio, cálcio, cromo, ferro, manganês, oxigênio, titânio, silício e, claro, o enxofre.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para estudar o solo lunar, o LIBS dispara pulsos de laser na amostra desejada e a transforma em plasma. Depois, o instrumento analisa os comprimentos de onda vindos do plasma para descobrir os elementos presentes ali.

O solo da região já foi analisado por sondas que orbitam nosso satélite natural, mas a agência espacial indiana ISRO afirma que nenhuma delas conseguiu confirmar a presença do enxofre perto do polo sul lunar, além de não terem recursos para isso. Para os próximos passos, os cientistas da missão vão usar o LIBS para procurar hidrogênio por lá.

O rover Pragyan pousou perto do polo sul da Lua no dia 23 de agosto, instalado no interior do módulo de pouso Vikram. A região contém água congelada, recurso de grande interesse para futuras missões espaciais tripuladas na Lua.

Fonte: ISRO