Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rochas vulcânicas na Terra podem revelar processos ocorridos em Vênus

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Novembro de 2022 às 17h35

Link copiado!

NASA
NASA

É possível que Vênus tenha se transformado em um planeta ácido, com temperaturas e pressões altíssimas, após centenas de anos de atividade vulcânica, somada a grandes quantidades de material expelido por vulcões. A conclusão vem de um estudo liderado por Dr. Michael J. Way, do Instituto Goddard de Estudos Espaciais, que sugere que províncias rochosas na Terra possam revelar o que aconteceu no passado do nosso vizinho.

Hoje, as temperaturas na superfície de Vênus passam dos 400 ºC, e a atmosfera tem 90 vezes a pressão encontrada na superfície terrestre. O novo estudo sugere que as intensas erupções vulcânicas podem ter dado início a estas condições no passado do planeta, causando também um efeito estufa por lá.

Continua após a publicidade

“Ao entender a idade de grandes províncias de rochas ígneas na Terra e em Vênus, podemos determinar se estes eventos causaram as condições presentes lá hoje”, explicou ele. As províncias em questão são o resultado de atividade vulcânica em larga escala, que podem durar desde dezenas ou até centenas de milhares de anos.

Ele destaca que 80% da superfície de Vênus é coberta por grandes blocos de rochas vulcânicas solidificadas. “Embora ainda não saibamos ao certo a frequência dos eventos que criaram estas áreas, devemos conseguir determiná-la estudando a própria história da Terra”, acrescentou.

É possível que estas e outras perguntas sejam respondidas por missões que devem ser enviadas a Vênus nos próximos anos, como a DAVINCI e VERITAS. “Um objetivo primário da DAVINCI é determinar o passado da água em Vênus e quando ela pode ter desaparecido, revelando mais sobre as mudanças no clima de Vênus com o tempo”, finalizou.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Planetary Science Journal.

Continua após a publicidade

Fonte: Planetary Science Journal; Via: NASA