Astronauta da NASA que bateu recorde no espaço volta à Terra em segurança

Astronauta da NASA que bateu recorde no espaço volta à Terra em segurança

Por Patrícia Gnipper | 06 de Fevereiro de 2020 às 09h03
NASA/Roscosmos

Conforme o programado, a astronauta Christina Koch, da NASA, retornou à Terra na manhã desta quinta-feira (6) ao lado de seu colega Luca Parmitano (da ESA, a agência espacial europeia) e do comandante da nave Soyuz, Alexander Skvortsov (da Roscosmos, a agência espacial russa). Eles estavam na Estação Espacial Internacional (ISS), onde Koch se tornou a detentora do recorde de voo espacial mais longo já feito por uma mulher, após passar 328 dias ininterruptos no espaço.

O trio pousou em segurança no Cazaquistão por volta das 6h da manhã (horário de Brasília), contando com o auxílio de um paraquedas durante a descida. Tudo foi transmitido ao vivo pela NASA e você pode conferir o instante em que a nave é aberta, liberando a tripulação, no vídeo abaixo:

Koch agora está no segundo lugar na lista de astronautas da NASA que passaram mais tempo fora da Terra, perdendo apenas para Scott Kelly, que viveu na ISS por 340 dias entre 2015 e 2016. No laboratório orbital, a astronauta se envolveu em mais de 210 investigações científicas, dando atenção especial a estudos relacionados à saúde humana em voos espaciais de longa duração. Isso, somado à própria experiência de Koch ao passar tanto tempo fora da Terra, ajuda a agência espacial dos EUA a se preparar ainda mais para as futuras missões que levarão humanos de volta à Lua e também à Marte.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A astronauta recordista completou 5.248 órbitas ao redor da Terra, viajando o equivalente à distância de 290 viagens ida e volta à Lua. Ela também participou de seis caminhadas espaciais, totalizando mais de 42 horas, para realizar manutenções no lado de fora da ISS. Uma delas, por sinal, foi o spacewalk 100% feminino que Koch realizou ao lado da também astronauta da NASA Jessica Meir.

Já Parmitano e Skvortsov, por terem chegado à ISS um pouco mais tarde, passaram 201 dias por lá, totalizando 3.216 órbitas. O astronauta da ESA, vale dizer, já registra 367 dias no espaço se considerar sua missão anterior e, com isso, passou mais dias no espaço do que qualquer outro astronauta da agência europeia. Por fim, Skvortsov, após esta que foi sua terceira missão espacial, acumula um total de 546 dias no espaço.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.