Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quanto tempo levaria para dar uma volta em Marte a pé?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Março de 2024 às 05h00

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

Marte é um planeta desértico e sem oceanos ou outros tipos de massas de água como as que temos na Terra. Pensando nisso, será que um astronauta conseguiria dar uma volta no planeta a pé? E quanto tempo levaria uma viagem do tipo? Para Erdal Yigit, professor de física e astronomia na Universidade George Manson, é possível dar uma volta em Marte caminhando — mas também é demorado.

"Precisaríamos, essencialmente, de dois parâmetros", disse ele. Tais parâmetros são a velocidade do astronauta, considerando sua velocidade de movimento e direção, e a distância que ele iria percorrer a pé. Antes de continuar, vamos relembrar o diâmetro de Marte, de 6.779 km.

Além disso, tenha em mente também que Marte não é uma esfera perfeita: como o planeta gira ao redor do seu próprio eixo, sua circunferência é um pouquinho menor nos polos e maior ao redor do equador. 

Continua após a publicidade

Por isso, se um astronauta fosse explorar o equador, ele precisaria caminhar 21.400 km para completar a volta pelo planeta. Por outro lado, se decidisse ir pelos polos marcianos, a viagem seria 160 km mais curta — e bem mais desconfortável, devido ao frio extremo. 

Para chegar a estas estimativas, Yigit considerou uma pessoa caminhando a 5 km/h, que é a velocidade média do deslocamento a pé na Terra. Apesar de a gravidade de Marte ser 40% menor que a do nosso planeta, o professor acredita que a velocidade da caminhada no Planeta Vermelho dificilmente seria diferente daquela em nosso mundo. 

Agora, vamos imaginar que um tal astronauta fosse caminhar sem parar a 5 km/h. Se dividirmos a distância por esta velocidade, vamos descobrir que levaria cerca de 4.290 horas para ele completar a volta por Marte. Os dias por lá são chamados de sóis, e duram 24,7 horas. Portanto, o astronauta iria levar cerca de 174 sóis para dar uma volta completa por Marte — isso sem considerar obstáculos geológicos, como terreno irregular e montanhas.

Além disso, vale lembrar que é impossível percorrer grandes distâncias de forma contínua, seja na Terra, seja em outro mundo. Mesmo que o explorador em Marte tivesse oxigênio, água e alimento suficientes, ele ainda precisaria parar em algum momento para dormir. Se considerarmos oito horas de sono por noite, a viagem do nosso astronauta levaria outros 56 sóis além daqueles já calculados.

Fonte: Via: Space.com