Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Protótipo do Super Heavy passa por novo teste crucial para voo orbital

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Fevereiro de 2023 às 10h42

Link copiado!

SpaceX/YouTube
SpaceX/YouTube
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX realizou um teste de ignição estática com os motores Raptor do Booster 7, protótipo do propulsor Super Heavy. Realizado nesta quinta-feira (9), o procedimento tinha o objetivo de acionar todos os 33 motores do booster, naquela que foi uma etapa crucial para o primeiro teste de voo orbital do protótipo do Starship.

Originalmente, o teste tinha o objetivo de acionar todos os 33 motores Raptor. “A equipe desativou um motor logo antes de começar e um parou sozinho, então 31 motores foram acionados no total”, disse Elon Musk, CEO da empresa, em uma publicação no Twitter. “Mas ainda são motores suficientes para chegar à órbita”, acrescentou.

Veja abaixo o vídeo gravado por um drone, que mostra parte do procedimento:

Continua após a publicidade

O teste de ignição estática durou cerca de sete segundos e, ao fim do vídeo, o Booster 7 aparece íntegro, em meio à fumaça. Segundo membros da empresa, o teste era a grande etapa que faltava para a primeira tentativa de lançamento orbital do veículo. “É realmente o teste final em solo que podemos fazer antes de ‘acendê-los’ e lançar”, disse Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, durante a Conferência de Transporte Espacial Comercial.

Ela acrescentou que, se o teste tivesse bons resultados, a SpaceX poderia tentar realizar o teste de voo orbital em cerca de um mês — contudo, este cronograma depende tanto dos aspectos técnicos do foguete quanto da autorização da Administração da Aviação Federal, agência reguladora de voos nos Estados Unidos. “Acho que estaremos prontos para voar bem no intervalo de tempo que recebermos a licença”, disse.

Para a missão de testes, o Booster 7 e o protótipo SN24, do Starship, vão formar, juntos, um foguete com mais de 100 m de altura. Após o lançamento, o propulsor irá retornar para o Golfo do México, enquanto a nave seguirá viagem para dar uma volta ao redor da Terra; depois, ela pousará no oceano Pacífico, perto da ilha havaiana Kauai.

Continua após a publicidade

Abaixo, você confere o vídeo completo do teste:

Fonte: Via: SpaceNews