Protótipo do Starship passa em teste da SpaceX e está mais perto do primeiro voo

Por Daniele Cavalcante | 31 de Julho de 2020 às 15h10
SpaceX

O protótipo do Starship, poderoso veículo de lançamento desenvolvido pela SpaceX para levar seres humanos a destinos como a Lua e Marte, realizou um teste de ignição estática e passou com sucesso por uma nova etapa em sua série de aprimoramentos.

Em sua página no Twitter, Elon Musk, fundador e CEO da empresa, anunciou na última quinta-feira (30) que tudo correu bem com o protótipo SN5, que permaneceu preso no chão enquanto um motor Raptor foi colocado para funcionar nas instalações da SpaceX no sul do Texas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ainda segundo Musk, o Starship está se preparando para o primeiro voo de teste, que deve subir cerca de 150 m de altitude. Um voo dessa natureza não acontece desde que a SpaceX aposentou o protótipo Starhopper, que decolou e subiu algumas centenas de metros em agosto de 2019.

Antes de voltar às decolagens de teste, a empresa deve se certificar de que está tudo certo com o novo protótipo. A maioria dos antecessores do SN5 acabou explodindo em algum momento do processo do teste de ignição estática ou de pressão, mas o sucesso do último teste pode ser um indício que de o primeiro voo está perto de acontecer.

A versão final do Starship contará com seis motores Raptor, ter 50 metros de altura e capacidade para transportar até 100 pessoas. A cápsula equivalente à espaçonave, em si, será lançada sobre o foguete Super Heavy, nome dado à parte responsável pelo lançamento de fato, sendo equipado com 31 motores Raptor. Embora haja planos de usá-lo para voos à Lua, a grande expectativa é que o Starship seja o veículo que levará humanos para dar início à colonização de Marte na década de 2030, possivelmente.

Representantes da SpaceX disseram que as primeiras missões do sistema Starship/Super Heavy poderiam começar já em 2021, com ​​lançamentos de satélites de comunicações comerciais.

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.