Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Protótipo do Starship finalmente passa no teste de pressurização da SpaceX

Por| 27 de Abril de 2020 às 15h05

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

O veículo espacial Starship, da SpaceX, finalmente passou no teste de pressurização nesta segunda-feira (27), depois de três falhas consecutivas. O SN4 (nome do protótipo atual) foi testado nas instalações da empresa em Boca Chica, Texas, ao ser carregado com nitrogênio líquido para confirmar a capacidade de manter propulsores criogênicos sob pressão.

Esse teste ocorreu um dia após outro teste de pressurização, no qual os tanques foram preenchidos com nitrogênio gasoso à temperatura ambiente. Antes dessa sequência, os protótipos Mark 1, SN1 e SN3 haviam falhado no teste de pressurização criogênica - todos acabaram explodindo.

Continua após a publicidade

Agora, com o teste de pressurização criogênica concluído, a SpaceX instalará um motor Raptor no veículo e executará um teste estático de ignição ainda nesta semana. Se essa etapa for bem sucedida, o protótipo passará em seguida por um breve teste de "salto", no qual voará a uma altitude de 150 metros.

Musk disse, neste domingo (26), que o SN4 estará "fisicamente pronto" para o voo em poucas semanas, mas isso não será o suficiente para o lançamento. É que a SpaceX ainda precisa das aprovações de órgãos reguladores, o que pode levar mais algum tempo. Enquanto isso, a SpaceX já está trabalhando no próximo protótipo Starship, o SN5, que terá três motores Raptor.

Fonte: SpaceNews