Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiro voo de teste do helicóptero Ingenuity é adiado para 11 de abril

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Abril de 2021 às 17h30

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

Depois de uma longa viagem acoplado à “barriga” do rover Perseverance, o helicóptero Ingenuity está cada vez mais próximo de realizar seu primeiro voo em Marte. O evento, até então, estava marcado para o próximo dia 8 abril; no entanto, o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, anunciou o adiamento do aguardado momento para o dia 11 de abril.

Existe muita expectativa para o primeiro voo do Ingenuity — será um momento histórico, marcado pelo primeiro voo controlado e motorizado em outro planeta. No momento, o helicóptero interplanetário se encontra em fase ainda preso na “barriga” do rover Perseverance, mas já começou a se desdobrar para ser colocado sobre superfície marciana.

Este processo demora um pouco, pois cada passo deve ser conferido pela equipe responsável pela aeronave — lembre-se de que tudo é comandado de maneira remota, com as coordenadas saindo da Terra para o planeta Marte —, sendo que cada etapa dura cerca de seus sóis, ou pouco mais de 6 dias terrestres.

Continua após a publicidade

O helicóptero, segundo a NASA, é arrumado de lado, dobrado e travado dentro do rover Perseverance como se fosse um origami para ser aberto lá no Planeta Vermelho. "O #MarsHelicopter está se preparando para fazer algo que nunca foi feito: voo controlado e motorizado em outro planeta. A decolagem agora está programada para não antes de 11 de abril”, informou o JPL.

Os dados estão previstos para chegar à Terra em 12 de abril. Assim que o Ingenuity tocar o solo de Marte e todos o seu sistemas forem checados, começará uma contagem de 30 sóis (ou 31 dias terrestres). Este será o período em que o helicóptero terá para testar o primeiro voo de demonstração da nova tecnologia.

Continua após a publicidade

Se tudo ocorrer como o programado, a equipe planeja repetir mais alguns outros voos. A missão da pequena nave é provar ser possível fazer uma nave, motorizada e controlada a partir de outro mundo, voar em outro planeta. Os voos serão curtos, com cerca de 30 segundos de duração, a uma altitude aproximada de 3 metros — e serão registrados pela câmera do próprio Ingenuity. E tudo também será registrado, é claro, pelas câmeras do Perseverance.

Fonte: Space.com