Publicidade

O helicóptero Ingenuity já se "desdobrou" em Marte para o 1º voo; veja o vídeo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Março de 2021 às 17h06

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

O pequeno helicóptero Ingenuity, que fez uma longa viagem até Marte preso ao rover Perseverance, pode realizar sua primeira tentativa de voo em breve. Enquanto o grande dia não chega, o helicóptero segue se "soltando" da parte inferior do rover Perseverance, que é onde ele ficou para se manter protegido. Agora, o Ingenuity já está com as pernas suspensas sobre a superfície de Marte e pode realizar seu primeiro voo no início de abril, provavelmente no dia 8.

Em um vídeo publicado recentemente pela NASA, é possível ver o Ingenuity sendo desdobrado enquanto continua preso à parte inferior do rover. O processo para abri-lo levou quase uma semana e foi iniciado com o Ingenuity sendo liberado da “barriga” do Perseverance. De pouco a pouco, ele foi posicionado até ficar na horizontal e, agora, o helicóptero já está com as pernas montadas e suspensas sobre o solo marciano. O vídeo foi feito pelo instrumento SHERLOC, equipado com a câmera WATSON (Wide Angle Topographic Sensor for Operations and eNgineering).

Confira:

Continua após a publicidade

Agora, o rover Perseverance vai levar o Ingenuity para sua “base de voo”, que será uma área de 10 m² de extensão selecionada cuidadosamente para ser o mais segura o possível para a aeronave — ou seja, o local será plano e sem obstáculos. Quando este local for encontrado, o rover irá posicionar o Ingenuity e se afastar enquanto ele carrega suas baterias de energia solar. Enquanto isso, a equipe da missão vai realizar alguns testes para verificar se está tudo preparado para a tentativa de voo.

Como o Ingenuity é uma demonstração de tecnologia, ele não irá realizar estudos científicos no Planeta Vermelho. Sua missão é testar uma nova tecnologia para realizar os primeiros voos autônomos em outro mundo, o que poderá proporcionar ainda mais formas de explorar o Sistema Solar. Para isso, a equipe precisa garantir que o helicóptero vai conseguir se manter aquecido durante as noites marcianas, além de se carregar autonomamente com os painéis solares.

Continua após a publicidade

Além disso, eles vão verificar também se as quatro pernas do Ingenuity ficaram firmes na superfície da cratera Jezero, se o Perseverance está a cinco metros de distância e se a comunicação entre o helicóptero, o rover e a equipe está acontecendo corretamente. Durante a primeira tentativa de voo, o helicóptero deverá subir a até 3 metros de altitude durante cerca de 30 segundos, para pousar suavemente no solo. Após isso, dependendo dos resultados, a equipe poderá aproveitar a janela de 30 dias marcianos — que equivale a 31 dias na Terra — para realizar outros voos e até arriscar algumas manobras, com o Perseverance acompanhando tudo à distância.

Fonte: Space.com