Publicidade

Primeiro indiano a visitar Estação Espacial Internacional é recebido como herói

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Flickr/NASA Johnson
Flickr/NASA Johnson

O astronauta Shubhanshu Shukla se tornou o primeiro indiano a visitar a Estação Espacial Internacional (ISS) ao viajar para o espaço na missão Ax-4, da Axiom Space, no dia 25 de junho. Ele e o restante da tripulação retornaram à Terra em 15 de julho, mas a sua primeira visita à Índia ocorreu somente em 17 de agosto, sendo recebido como um herói nacional.

Milhares de pessoas se reuniram para celebrar Shukla em Lucknow, sua cidade natal. Seus pais, Shambhu e Asha Shukla, sua esposa Kamna e o filho Kiash estavam entre a multidão que teve o primeiro contato com o astronauta.

Foram usados trompetes e tambores para animar a recepção, enquanto alunos da City Montessori School, instituição onde Shukla estudou, estavam vestidos com roupas coloridas representando missões espaciais e corpos celestes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Diversas pessoas tremulavam bandeiras da Índia enquanto gritavam “Vande Mataram”, expressão patriótica que significa, em tradução livre, “Saúdo a Pátria”.

Desfile em carro aberto

Após a recepção, Shukla subiu em um carro aberto com seus familiares e desfilou pelas ruas de Lucknow, acenando para a população. Ele vestia uma jaqueta com a bandeira da Índia e o logo da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO).

Boa parte do percurso ocorreu sob garoa, mas isso não afastou as crianças, que acompanhavam o desfile com guarda-chuvas.

“Desde que cheguei em Lucknow por volta das 7h30, devo ter tirado umas 2.000 selfies. O famoso ditado 'Muskuraiye, Aap Lucknow Mein Hain' (Sorria, você está em Lucknow) realmente ganhou vida para mim hoje”, disse Shukla à Press Trust of India (PTI).

No mesmo dia, o astronauta visitou a City Montessori School e incentivou os alunos a sonharem com um futuro pouso na Lua.

Continua após a publicidade

"Enquanto eu estava em órbita, ninguém me perguntou o que os astronautas fazem. Todos perguntaram como me tornei astronauta. Por favor, aspirem... Temos uma grande visão e ambição de pousar na Lua até 2040. E provavelmente seria um de vocês quem colocaria os pés lá", ressaltou Shubhanshu.

"Eu vou participar da competição! Então trabalhem duro e vamos competir juntos... Vamos ver quem vai à Lua em 2040”, acrescentou em tom de brincadeira, arrancando risadas da plateia.

Mais de 60 experimentos na ISS

A tripulação da missão Ax-4 realizou mais de 60 experimentos na ISS ao longo dos 18 dias de expedição. Sete dessas pesquisas foram projetadas por pesquisadores indianos, abrindo portas para a ciência do país em expedições espaciais.

Continua após a publicidade

As pesquisas incluíram temas como a reação dos ossos à exposição à microgravidade, monitoramento da radiação na ISS e experimentos com sistemas de oxigênio baseados em microalgas.

Além de Shukla — que foi o piloto da missão — a tripulação contou com a comandante e ex-astronauta da NASA, Peggy Whitson, o polonês Sławosz Uznański-Wiśniewski e o húngaro Tibor Kapu.

Trajetória de Shubhanshu Shukla

Continua após a publicidade

Shubhanshu Shukla nasceu em 10 de outubro de 1985 em Lucknow, Índia. Sua carreira profissional começou aos 17 anos, quando ingressou na Academia Nacional de Defesa (NDA).

Após a formação, ele treinou na Academia da Força Aérea em Dundigal e foi comissionado na equipe de caça da Força Aérea Indiana em 2006. Shukla pilotou diversas aeronaves de última geração e acumulou mais de 2 mil horas de voo.

Shubhanshu também concluiu um mestrado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Indiano de Ciências (IISc). Sua experiência e formação o credenciaram a atuar no Estabelecimento de Testes de Aeronaves e Sistemas (ASTE), combinando inovação aeroespacial e execução militar.

Em 2019, ele foi selecionado pelo Instituto de Medicina Aeroespacial da ISRO para o desenvolvimento da missão Gaganyaan, uma parceria histórica entre Índia e a agência espacial russa Roscosmos, voltada para a primeira missão espacial tripulada indiana.

Continua após a publicidade

Shukla treinou no Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas, na Rússia, ao longo de 2020, e posteriormente em Bengaluru, nas instalações da ISRO.

Ele foi então selecionado como piloto da histórica missão Ax-4, tornando-se o primeiro indiano a viajar para a ISS.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA

Fonte: India TodayPress Trust of India; Times of India