Missão privada da Axiom Space levará 1º indiano à Estação Espacial Internacional
Por Danielle Cassita |

Shubhanshu Shukla vai se tornar o primeiro indiano a visitar a Estação Espacial Internacional (ISS). Ele é um dos tripulantes da missão privada Ax-4, da Axiom Space, cujo lançamento está previsto para acontecer na quarta-feira (11), e vai servir como piloto.
- Com ventos fortes, lançamento da missão Ax-4 à ISS é adiado para quarta (11)
- Exploração espacial: 5 missões que você não pode perder em 2025
Com 39 anos, Shukla é piloto de caça da Força Aérea. Ele vai se tornar o terceiro astronauta indiano a alcançar a órbita — antes dele, houve Rakesh Sharma, que foi ao espaço em 1984 em um voo a bordo de uma espaçonave Soyuz.
"Cresci lendo sobre o Sharma nos livros escolares e ouvindo sobre suas histórias no espaço. O pensamento de eu mesmo me tornar astronauta nunca tomou forma, porque a Índia não tinha um programa espacial tripulado ativo naquela época", recordou ele durante uma entrevista em janeiro.
O outro foi Kalpana Chawla, indiano que se tornou cidadão norte-americano. Ele serviu em duas missões durante o programa dos ônibus espaciais; a última delas foi em 2003, a bordo do Columbia, que explodiu e matou todos os sete astronautas a bordo.
“Eu realmente acredito que, embora eu esteja viajando para o espaço como indivíduo, essa é a jornada de 1,4 bilhão de pessoas”, declarou Shukla ao jornal Hindu. Ele acrescentou que esperava acender [a chama da] curiosidade em uma geração inteira em seu país.
Já o departamento espacial da Índia declarou que este é um “capítulo decisivo” em seu programa de exploração espacial. Segundo a ISRO, a agência espacial do país, “a jornada de Shukla é mais que um voo — é um sinal de que a Índia está entrando com ousadia em uma nova era de exploração espacial”.
Ele treinou no Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas, na Rússia, em 2020. Na sequência, Shukla ingressou em um novo treinamento em Bengaluru, onde ficam as instalações da ISRO.
Além de Shukla, a tripulação conta também com Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA que vai servir como comandante. Eles vão estar acompanhados pelo polonês Sławosz Uznański-Wiśniewski e pelo húngaro Tibor Kapu. A Ax-4 vai ser lançada por um foguete Falcon 9, da SpaceX.
Leia também:
O que mudou na exploração espacial nos últimos 10 anos?
Como a sonda da NASA conseguiu "tocar" o Sol sem derreter?
Vídeo:
Fonte: Space.com