Publicidade

Astronautas da missão Ax-4 levam comidas típicas e um cisne branco para a ISS

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Axiom Space
Divulgação/Axiom Space

Nem só de equipamentos científicos se compõe a bagagem de um voo espacial. Os astronautas da missão Ax-4, da empresa Axiom Space, que atracou na Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quinta-feira (26), levaram na mala itens como chocolate, comidas típicas e até mesmo um cisne branco de brinquedo.

Continua após a publicidade

Shubhanshu Shukla, astronauta indiano que está pela primeira vez no espaço, revelou que sua bagagem inclui guloseimas tradicionais da Índia, como halva de cenoura, halva de lentilhamoong dal — e néctar de manga.

"Alguns deles são meus favoritos, e estou muito feliz por poder levá-los e compartilhá-los com meus colegas e também com os astronautas que já estão na estação", destacou o estreante em missões espaciais durante entrevista coletiva realizada no dia 3 de junho.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Chocolate espacial

Já o viajante espacial da Hungria, Tibor Kapu, apostou em chocolates da empresa húngara Stühmer para adoçar ainda mais a estadia na ISS. De acordo com o tripulante da Ax-4, o produto foi adaptado para atender aos requisitos da NASA.

Além disso, Kapu levou ao espaço pastas húngaras picantes e afirmou estar muito feliz por poder consumir esse alimento durante a missão, considerando que os viajantes espaciais tendem a evitar produtos salgados devido à sua associação com a perda de peso.

“Tivemos a chance de experimentar isso durante a quarentena. E deixe-me dizer: temos muitos colegas de trabalho aqui que acharam excelente — eles simplesmente adoraram”, contou o astronauta húngaro.

Cardápio polonês completo

Sławosz Uznański-Wiśniewski, astronauta que representa a Polônia na missão da Axiom Space, elaborou um cardápio completo para levar à Estação Espacial Internacional. O preparo dos alimentos contou até com a colaboração do chef polonês Mateusz Gessler.

Continua após a publicidade

A seleção dos pratos espaciais inclui os tradicionais bolinhos pierogi recheados com repolho e cogumelos, sopa de tomate com macarrão e ensopado polonês com trigo sarraceno. Para a sobremesa: crumble de maçã.

"Eu queria um cardápio genuinamente polonês para compartilhar com meus colegas astronautas. A comida traz conforto psicológico, e imediatamente pensei que valeria a pena levar algumas iguarias polonesas para a órbita", afirmou Uznański-Wiśniewski em comunicado divulgado pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Pequeno cisne branco

Além dos diversos alimentos típicos levados pelos astronautas, a tripulação, que passará cerca de duas semanas na ISS, também levou consigo um pequeno cisne branco de brinquedo apelidado de Joy. O “quinto membro da tripulação” atua como indicador de gravidade zero da missão e carrega simbolismos de alguns dos países representados na viagem.

Continua após a publicidade

Na Índia, o cisne simboliza sabedoria e pureza, além da busca pela verdade. Já na Polônia, o animal representa lealdade e resiliência, enquanto para os húngaros ele remete à beleza da natureza.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | COISAS DO DIA A DIA CRIADAS PELA EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Fonte: Space; ESA; BBC