Por que a NASA colocou "colete à prova de balas” em futuro telescópio?
Por Danielle Cassita |

O futuro telescópio Nancy Grace Roman já tem seu escudo solar. O dispositivo foi instalado pelas equipes da NASA, e vai servir tanto como uma proteção contra o excesso de luz quanto como um “colete à prova de balas” — que, no caso, são as rochas espaciais que podem atingir o telescópio e danificar sua estrutura.
- Como funcionam os telescópios espaciais? Conheça os mais importantes
- James Webb: o que o maior telescópio da NASA já descobriu sobre o universo
O componente tem duas camadas flexíveis de revestimento térmico reforçado e a ideia é que funcione como persianas de blecaute, permitindo que o Roman capture as luzes mais fracas do universo e ajude os astrônomos a observar objetos fracos e distantes.
Este dispositivo de proteção vai estar fechado durante o lançamento, e vai ser aberto somente quando o Roman estiver no espaço. “Três barras vão se abrir para cima quando forem acionadas eletronicamente, abrindo o escudo solar como uma página em um livro pop-up”, descreveu a NASA em uma publicação.
O escudo foi instalado em uma parte do Roman que foi projetada para protegê-lo de luzes indesejadas, ajuda a mantê-lo na temperatura adequada e ainda o protege de impactos de micrometeoroides. “Estamos preparados para impactos que podem ocorrer no espaço, então a cobertura foi bastante reforçada”, comentou Brian Simpson, cientista que lidera o desenvolviemnto do componente.
Proteção no espaço
Segundo ele, o escudo tem composição especial. “Uma camada foi reforçada com Kevlar, o mesmo material que reveste coletes à prova de balas”, disse. “Ao deixar algum espaço entre as camadas, reduzimos os riscos da luz entrar, porque é improvável que a luz passe por ambas as camadas exatamente nos mesmos pontos onde os buracos estavam”, acrescentou.
Nos próximos passos, o telescópio vai passar por testes térmicos a vácuo. Nestes procedimentos, seus componentes são expostos às temperaturas e pressão encontrados no espaço para os cientistas verificarem o desempenho deles. Depois, o componente vai passar por outro teste para os cientistas analisarem como se sai com as vibrações no lançamento.
O telescópio Nancy Grace Roman tem lançamento previsto para 2027 com um foguete Falcon Heavy, da SpaceX. Ele vai ser enviado ao Ponto de Lagrange 2, uma região de estabilidade gravitacional encontrada a 1,5 milhão de quilômetros da Terra para estudar desde os exoplanetas até os efeitos da energia escura.
Leia também:
- Como escolher seu primeiro telescópio doméstico?
- Qual a diferença entre telescópio profissional e amador?
Vídeo: Os telescópios mais incríveis do espaço
Fonte: Space.com