Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o universo?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Abril de 2023 às 14h06

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

O universo — também conhecido como cosmos — é o espaço que compreende toda a matéria e energia existentes. O início do universo é também o começo do próprio tempo e do espaço, constantemente em expansão. Tudo o que vimos, vemos e um dia veremos está inserido no universo.

O que é universo?

Há 13,8 bilhões de anos, acontecia o Big Bang, a hora 00h00 do calendário cósmico. Nesse instante, ocorreu uma grande expansão de espaço e energia decaindo em uma espécie de “sopa” de partículas fundamentais. Essas partículas formaram os primeiros átomos.

Continua após a publicidade

Ao longo do tempo, esses átomos formaram as primeiras estrelas, que forjaram elementos atômicos mais pesados para a formação de mais estrelas e outros tipos de objetos. Após alguns milhões de anos, a energia do Big Bang já havia se transformado em galáxias, estrelas, nuvens de gás e todo tipo de radiação.

Portanto, o universo é composto de toda a matéria e energia que se espalham por um espaço que está em constante expansão, desde o início dos tempos. Essas quatro coisas (matéria e energia + espaço e tempo) não podem existir separadamente.

Nem sempre os astrônomos tiveram esse entendimento sobre o universo. Na verdade, foi somente após as confirmações da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein que os cientistas puderam observar que energia e matéria são duas diferentes manifestações da mesma coisa. Dois lados da mesma moeda.

Continua após a publicidade

Do mesmo modo, espaço e tempo também passaram a ser descritos como indivisíveis. Somada à descoberta da expansão do universo, a nova noção do espaço-tempo ajudou os teóricos do início do século XX a conceber — e obter evidências sobre — a ideia do Big Bang.

Onde fica o universo?

É comum pensar no universo como algo fora de nosso planeta, pois consideramos que o espaço começa acima da atmosfera terrestre. Acontece que esse é só o nosso ponto de vista, do mesmo modo que, para nós, o Sol parece girar ao redor da Terra se pensarmos apenas no movimento que o astro faz no nosso céu.

Continua após a publicidade

Conforme o Sistema Solar gira em torno da galáxia, e esta se afasta das demais galáxias devido à expansão do universo, também estamos nos deslocando no tempo. Portanto, não estamos apenas inseridos no espaço e no tempo, como também somos parte desse grande sistema cósmico.

Por isso, às vezes o termo “espaço” ou “espaço sideral” pode ser mais útil quando queremos nos referir ao espaço fora do nosso planeta — mesmo que seja um pouco difícil definir onde exatamente esse espaço começa.

Do que é feito o universo?

Continua após a publicidade

Existem muitos tipos de matéria e energia dentro desse lugar chamado espaço-tempo. Por exemplo, dissemos acima que o universo está em constante expansão, e a “culpa” disso é de algo que os cientistas chamam de energia escura. Cerca de 68% da energia total do universo é composta por ela.

Outros 27% da matéria e energia do universo é composta de matéria escura, uma forma invisível de substância que não interage com a luz nem com outros tipos de matéria. Por fim, os 5% restantes do universo consistem em matéria normal (matéria bariônica), como estrelas, planetas, plantas e nossos amigos e família.

Ainda há muitas perguntas sem resposta sobre o universo. Do que são feitas a energia escura e a matéria escura? O que existia antes do Big Bang? Existem outras dimensões e universos paralelos? Por enquanto, os cientistas podem apenas criar hipóteses sobre essas questões, mas pode ser que um dia as respostas definitivas mudem nossa definição atual de o que é o universo — como já aconteceu antes.