Publicidade

Perseverance grava som e vídeo de voo do helicóptero Ingenuity; confira!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Maio de 2021 às 13h30

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

No último dia 30 de abril, o helicóptero Ingenuity realizou seu quarto voo em Marte. Estacionado a cerca de 80 metros do local da decolagem, o rover Perseverance gravou, pela primeira vez, os sons de uma aeronave separada em outro planeta, através do microfone localizado na SuperCam. Em novo vídeo, a NASA combina os sons das hélices da pequena nave com o vídeo desta performance.

O som das hélices do Ingenuity em movimento se parece com um “grilo” cantando ao fundo, um pouco abafado por conta da fina atmosfera marciana e pelas rajadas de vento correndo pelo planeta. A equipe responsável pela operação não tinha certeza se o microfone do rover seria capaz de capturar os sons do voo do helicóptero, que estava a cerca de 80 metros de distância. Para facilitar o processo de ouvir o som das hélices girando a 2.537 rpm (rotações por minuto), os cientistas reduziram os outros ruídos do som, destacando o tímido zumbido do helicóptero àquela distância.

A seguir, ouça o áudio registrado:

Continua após a publicidade

O microfone utilizado para o registro do som das hélices do Ingenuity faz parte do instrumento científico de laser do rover Perseverance, a SuperCam. Ao atingir rochas a distância, para estudar seu vapor através do seu espectrômetro e entender sua composição química, o microfone registra os sons da rocha sendo pulverizado pelo laser — com isso, os cientistas conseguem estimar as propriedades físicas do alvo. Além disso, o microfone é capaz de registrar o som ambiente, como os ventos de Marte.

O professor de ciência planetária David Mimoun, do Institut Supérieur de l'Aéronautique et de l'Espace (ISAE-SUPAERO), diz que esta é uma surpresa muito boa. “Fizemos testes e simulações que nos disseram que o microfone mal captaria os sons do helicóptero, já que a atmosfera de Marte amortece fortemente a propagação do som. Tivemos a sorte de registrar o helicóptero a tal distância. Esta gravação será uma mina de ouro para nossa compreensão da atmosfera marciana”.

Continua após a publicidade

Abaixo, confira a combinação do som com o vídeo do quarto voo do Ingenuity:

Segundo Soren Madsen, gerente de desenvolvimento de carga útil do Perseverance, na NASA, este é um exemplo de como diferentes instrumentos se complementam. “Neste caso específico, o microfone e o vídeo nos permitem observar o helicóptero como se estivéssemos lá, e informações adicionais, como o deslocamento Doppler, confirmam os detalhes da trajetória de voo", acrescenta.

Fonte: NASA