Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pentágono vai demonstrar tecnologia de arma espacial ultrassecreta

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Agosto de 2021 às 11h50

Link copiado!

U.S. Air Force
U.S. Air Force

Em dezembro de 2019, o então governo de Donald Trumpoficializou a Space Force (Força Espacial) como o sexto ramo das Forças Armadas norte-americanas. Apesar dos muitos apelos pela desmilitarização do espaço, as principais potenciais mundiais, como os EUA, avançam com projetos do tipo. Em um futuro próximo, o Departamento de Defesa do país anunciará e demonstrará sua arma espacial capaz de desativar satélites potencialmente perigosos.

De acordo com o jornal Breaking Defense, o Departamento de Defesa dos EUA demonstrará suas armas espaciais secretas para demonstrar à Rússia e à China os mais recentes desenvolvimentos de tecnologia antissatélite do país. Segundo fontes oficiais do governo, a primeira apresentação da arma aconteceria no Simpósio Espacial Nacional do país, prevista para este mês.

Continua após a publicidade

A revelação da tecnologia foi preparada ao longo dos últimos meses, mas, por conta da retirada dos militares norte-americanos do Afeganistão, o plano original precisou ser ajustado, já que a segurança nacional do país sem mantém atenta à Cabul, capital afegã. Apenas os mais altos cargos do governo dos EUA têm acesso às informações sobre esta arma classificada como “sensível” e sua revelação, ainda sem data ou local previstos, depende da aprovação do diretor de Inteligência Nacional, Avril Haines, e do presidente norte-americano Joe Biden.

A demonstração, segundo fontes, envolve uma arma secreta supostamente capaz de destruir ou desativar satélites e espaçonaves. Alguns especialistas acreditam que o sistema, ainda sem nome, poderia envolver vários dispositivos, como um laser móvel baseado em solo para cegar satélites de reconhecimento inimigos, interferência de radiofrequência acionados por proximidade e sistema de micro-ondas de alta potência. Boa parte dos oficiais de alta escalão apoiou o uso da arma, alegando a necessidade de “demonstrar poder” e acrescente ameaça estrangeira pelo espaço.

Vale destacar que esta não é a primeira vez que os EUA tentam estabelecer um sistema de proteção militar baseada em órbita. Lá pela década de 1980, o programa militar norte-americano criou o projeto de defesa que ficou conhecido como Projeto Guerra nas Estrelas, que, depois de muitos contratempos, foi arquivado. Nos últimos anos, outros países, como China e Rússia, têm desenvolvido projetos espaciais que contribuem com a militarização do espaço.

Fonte: Space War, Breaking Defense