Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pedrada danifica sensor do Perseverance em Marte

Por| 04 de Julho de 2022 às 10h15

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Um dos anemômetros (sensor usado para medir a direção e velocidade do vento) do rover Perseverance foi atingido e danificado por uma verdadeira pedrada em Marte. Mas calma: não se trata de um ataque de um alienígena irritado com os intrusos atrapalhando sua vista de Vênus, mas sim de um caso de ironia do universo.

Entre outros instrumentos, o Perseverance carrega uma estação meteorológica chamada Mars Enviromental Dynamics Analiser (MEDA). Entre os instrumentos inclusos nela estão dois anemômetros, montados na ponta de hastes retráteis que os mantém afastados do rover, já que seu movimento é o bastante para influenciar as correntes de ar na fina atmosfera marciana.

Cada anemômetro é composto por um conjunto de seis detectores, e foi um destes detectores que foi danificado por uma pedrinha carregada por ventos mais fortes do que o esperado. "Nem as estimativas, nem a experiência que acumulamos com missões passadas, foram capazes de prever ventos tão fortes, nem tanto material solto" na atmosfera, disse Rodriguez Manfredi, um cientista do Centro Espanhol de Astrobiologia em declaração ao site Space.

Continua após a publicidade

Felizmente, redundância é a regra em qualquer programa espacial. "No momento, a capacidade do sensor está reduzida, mas ele ainda informa dados de velocidade de direção", disse Manfredi. "Toda a equipe está agora reajustando o procedimento de captura para conseguir mais precisão na leitura dos detectores não danificados".

Segundo Manfredi, é irônico que o instrumento tenha sido detectado justamente pelo que ele estava procurando, o vento. Não é a primeira vez que uma pedrada cósmica atinge um instrumento da nada: recentemente um dos segmentos do espelho principal do telescópio espacial James Webb foi atingido por um micrometeoroide, em um impacto maior do que o estimado por testes na Terra.

Felizmente, isso não deve atrapalhar a observação científica do instrumento, já que os outros segmentos podem ser ajustados para compensar um eventual "ponto cego" causado pelo dano. A primeira imagem da fase de observação científica do James Webb deve ser divulgada em 12 de julho.

Continua após a publicidade

Fonte: Space